Vista Panorâmica na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

De um apartamento vazio surge uma vista cheia de belezas nessa tradicional paisagem carioca. Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura dos pedalinhos, Parque da Catacumba, Corte do Cantagalo e dá pra ver até as Ilhas Cagarras no mar de Ipanema. Tudo, claro em 360°.

inscreva-se

Lagoa Rodrigo de Freitas em 360°
Lagoa Rodrigo de Freitas em 360°

Ficha Técnica:

Eu já queria fazer esse tipo de foto há muito tempo, desde que vi uma do mesmo tipo feita pelos russos do Airpano.com em Nova Iorque. Eles, porém, montaram uma engenhocaria mais complicada um pouco, fazendo a câmera girar em torno de um eixo vertical. Eu acho que fui mais prático e botei o mastro no eixo do tripé, que já é inclinável. Abaixo uma foto da montagem. Segui o princípio de que não é necessário nivelar o conjunto câmera+cabeça panorâmica. Desde que o giro seja feito corretamente em torno de um eixo sem erro de perspectiva (ou perto dele) a montagem é perfeitamente possível.

ok-496A6230Procurei amarrar com mais de uma corda e os pesos ficaram bem pesados. Arrumei duas anilhas de 5 kg, totalizando ali 10kg de contra-peso fora o peso do tripé e mastro que ficaram pra dentro da janela.

ok-496A6231Puxei uma corda até amarrar numa porta no corredor do apartamento.

ok-celularDepois estendi apenas a haste mais fina do mastro pra que a câmera fosse mais pra longe da fachada e as fotos foram disparadas automaticamente com o intervalômetro do Magic Lantern, programado pra fotografar 15x com um intervalo de 10s entre fotos começando 20s depois do semi-aperto do botão de disparo.

Abraços, Cartola.

2 comentários sobre “Vista Panorâmica na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  1. Cartola, acho demais seu site e conteúdo, suas fotos então, dispensa qualquer critica!
    A pouco tempo conheci o mundo da fotografia 360, e estou muito disposto a mergulhar de cabeça nisso, só tenho receio em “gastar” alto e depois acabar encostando os equipamentos. Devido a isso seu modo DIY foi o que mais me chamou a atenção, vou ler esse seu site de ponta a ponta para tirar o máximo de conhecimento existe aqui! rs

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: