Aplicativos de Celulares para Panorâmicas Imersivas 360×180°

Oi pessoal,

já faz algum tempo que tenho usado o aplicativo Google Camera no meu celular, um Samsung Galaxy S3 (i9300) adquirido em 2013. Ele hoje está com um sistema alternativo, chamado Cyanogenmod, que me permitiu rodar o Android 4.4.4 (Kit Kat) e com isso melhorar um pouco o desempenho e permitir o uso de alguns aplicativos mais modernos, como este que vou mostrar aqui. Digo isso pois talvez o aplicativo em outros aparelhos, ou mesmo neste aparelho com um sistema mais antigo, não seja compatível ou não tenha todas as funcionalidades que vou comentar, notadamente a capacidade de fazer uma Foto Esférica (Photo sphere).

Outro aplicativo equivalente nos dispositivos iCoisas é chamado simplesmente de Photo Sphere (veja artigo no Jornal O Globo). O aplicativo é da própria Google, mas até onde sei (não tenho um iCoisa) tem funcionalidades limitadas se comparado com o Google Camera do Android. Na única vez que o utilizei num iPhone ele só tinha as fotos esféricas, que é o mais legal alias.

O primeiro passo é instalar, o que assumo aqui que vocês já sabem. Quem ainda não reparou, nos dois parágrafos acima estão os links sobre os nomes dos aplicativos, mas é bem fácil também procurar pelos nomes direto nas “lojas” dos seus portáteis. No Android o ícone dele instalado é um robozinho verde, como mostrado na figura 1. Esse é, alias, o símbolo do Android.

Ícone do aplicativo
Figura 1: Ícone do aplicativo

A carona inicial do aplicativo, mostrada quando entramos nele, é mais ou menos como mostrado na figura 2, abaixo, podendo variar talvez entre dispositivos.

Tela inicial ao abrir
Figura 2: Tela inicial ao abrir

Arrastando o canto esquerdo da tela pro meio a gente abre as opções de modo de funcionamento: Photo Sphere, Panorama, Efeito foco, Câmera e Vídeo, como mostrado na figura 3. Por padrão ele entra na Câmera na primeira vez que usamos.

Seleção dos modos de operação
Figura 3: Seleção dos modos de operação

Clicando sobre um deles partimos para fazer a foto ou vídeo, de acordo com o modo escolhido.

Câmera e Vídeo

A “Câmera” e “Vídeo” são os tradicionais. Enquadramos e clicamos pra tirar uma foto ou iniciar um vídeo. Os três pontinhos abaixo à direita, ainda sobre a cena (vide figura 2), abrem opções para trocar de câmera (traseira pela dianteira e vice versa), escolher o modo do flash, etc (figura 4).

Opções da Câmera
Figura 4: Opções da Câmera

Podemos ainda clicar em qualquer ponto da cena para que ele faça o foco naquele trecho. Isso é mostrado pelo círculo que indica o foco quando clicamos. Na figura 5, por exemplo, selecionei pra fazer o foco sobre o teclado do telefone na cena.

Círculo de foco deslocado
Figura 5: Círculo de foco deslocado

Photo Sphere

A função que motivou esse artigo é a Photo Sphere. Selecionando-a (a figura 3 mostra a seleção de modos) o aparelho te mostra uma pequena tela com a cena enquadrada e uma bolinha branca que vai ficar azul quando você colocar o celular de pé pra que ela fique no meio da cena.

Foto esférica com bola branca orientadora
Figura 6: Foto esférica com bola branca orientadora

O aparelho vai fazer todas as fotos sozinho, basta que você o gire encaixando as bolinhas brancas, que vão aparecendo com o giro e ficando azuis, no círculo vazado central. Veja na figura 7 como a bola fica azul ao se aproximar do centro do círculo.

Bola azul
Figura 7: Bola azul

Dica importantíssima: o ideal, principalmente em cenas com linhas geométricas (paredes, ruas, muros, postes, janelas, arquitetura, etc), é girar em torno do eixo que passa pela lente do celular. Pra mais detalhes vejam esse outro artigo que inclui uma dica de como usar um prumo (philopod) para fazer o giro. Isso pode também ser entendido da seguinte forma: gire o celular em torno dele mesmo e não em torno de você. Tome, por exemplo, um ponto de referência no chão sobre o qual ele deve permanecer.

A qualquer momento você pode cancelar o processo clicando no X lá embaixo à direita (figura 8).

Photo Sphere: tirando as fotos
Figura 8: Photo Sphere: tirando as fotos

Pode finalizar a panorâmica, mesmo parcial, clicando no “check”, lá embaixo no centro. Finalizando o aparelho vai tratar, cortar e finalizar a panorâmica. Enquanto isso ele volta pra tela pra fazer uma nova panorâmica. Arrastando a tela pelo canto direito em direção ao centro, você entra na galeria de fotos, como a mostrada na figura 9.

Galeria de fotos do app
Figura 9: Galeria de fotos do app

Se fizer isso assim que acabar de fotografar uma Photo Sphere, ela provavelmente ainda estará sendo processada e é preciso esperar acabar para poder vê-la. Quado o processamento terminar vai aparecer um botão pra você visualizá-la como uma foto esférica. Esse botão é o segundo lá embaixo mostrado na figura 9. Clicando nesse botão você poderá “imergir” na foto olhando pra cena como se estivesse lá. Arrastando com o dedo você escolhe pra onde olhar e pode aproximar ou afastar (zoom) usando os dois dedos.

Adicionalmente, quando estiver girando, vai aparecer lá embaixo no canto esquerdo (se seu modelo de telefone tiver giroscópio – e nem todos tem) uma setinha dupla inclinada, tipo a agulha de uma bússola, como mostrado na figura 10.

Agulha do giroscópio canto inferior esquerdo
Figura 10: Agulha do giroscópio canto inferior esquerdo

Clicando nessa agulha você vai navegar pela foto apenas girando seu telefone no espaço, sem tocar em nada! É muito legal!

Esse tipo de recurso é muito bom também para aumentar o ângulo de visão da lente do celular. Veja as fotos abaixo, por exemplo. A primeira é uma foto simples, com o ângulo da lente do aparelho. A segunda foi feita com a Google Camera, juntando várias fotos. De quebra o aparelho ainda nivelou a foto, deixando os prédios corretamente na vertical. As cores acabam mudando também, pois ele trata as fotos para que as junções não apareçam.

foto_fov_normal
Figura 11: Foto com câmera comum – FOV da lente
Foto com Photo Sphere parcial - FOV aumentado
Figura 12: Foto com Photo Sphere parcial – FOV aumentado

Se você seguir com as fotos até preencher toda a esfera visual o aplicativo encerra sozinho a panorâmica e inicia o tratamento. Novamente é preciso arrastar a tela da direita pra esquerda a partir do canto direito para ir à galeria. Se seu telefone estiver sincronizando suas fotos com sua conta no Google, então ela vai ser também automaticamente enviada e ficará disponível pra navegação como foto esférica online em qualquer navegador. A foto abaixo, por exemplo, pode ser navegada de qualquer lugar. Experimente, clique nela!

Panorâmica esférica da Catedral de São Sebastião no RJ
Figura 13: Panorâmica esférica da Catedral de São Sebastião no RJ

Panorâmicas

Outro modo de operação da câmera, que na prática não costumo usar, é o de panorâmicas. Não uso por que na minha opinião o de fotos esféricas, o Photo Sphere, me atende bem com panorâmicas parciais, é só terminar antes de fechar a esfera completa. De qualquer forma vamos lá, pois o sub-modo olho de peixe pode ser útil e não dá pra alcançar esse resultado na Photo Sphere.

Ao entrar nesse modo pela primeira vez, a panorâmica horizontal provavelmente será a opção padrão. Como na câmera comum, aparecerão três pontinhos para a escolha de opções (vide figura 5). Clicando ali podemos escolher entre 4 modos de panorâmicas. O primeiro modo seleciona panorâmicas horizontais. O segundo é para panorâmicas verticais e o terceiro panorâmica quadrada, que na prática vai permitir 3 linhas de fotos e 3 colunas para compor uma panorâmica e vai te entregar uma imagem retangular. O último modo, o olho de peixe (fisheye), vai permitir uma panorâmica feita com 7 x 7 fotos e vai dar um acabamento arredondado à imagem final, como é característico dessas lentes. Escolhendo ele a tela mostra bolinhas brancas, como na figura 14, indicando as direções que podem ser percorridas.

Modo panorâmicas
Figura 14: Modo panorâmicas

Os modos de panorâmica horizontal e vertical vão fazer fotos apenas no sentido correspondente e podem fazer até fechar os 360° naquele sentido. Se você quiser pode parar a qualquer momento, a exemplo do que comentei nas fotos esféricas.

Efeito de Foco

Esse efeito é interessante. Ele vai simular o desfoque de fundo que em geral só se consegue em câmeras profissionais com lentes com grandes aberturas de diafragma. Você basicamente bate a foto e ele faz o resto. Na figura 15 um exemplo de uma que fiz com o efeito. Infelizmente não fiz outra sem o efeito para comparar e já comi as bananas! 🙂

Efeito foco
Figura 15: Efeito foco

Espero que tenham gostado do artigo e do aplicativo e que façam bom uso do mesmo.

Abs, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: