Lançamento do livro “Do Outro Lado” em 360° no Rio de Janeiro

Oi pessoal,

na semana que se passou tive a oportunidade e o prazer de fotografa o lançamento do primeiro livro do amigo de infância, o fotógrafo Cesar Fraga em parceria com o historiador Maurício de Castro. Dizem que conhecendo nossas origens conseguimos nos compreender melhor e ao próximo. Creio que o livro conta parte da história de todos nós brasileiros e parte da história do mundo, algo que marcou a colonização de vários países, não só do Brasil, e que pode nos fazer olhar com outros olhos para a realidade em que vivemos hoje.

Muito legal reconhecer e me identificar com um trecho que menciona a escritora africana Chimamanda Adichie que já mencionou “O Perigo de uma Única História”. Como ela mesmo ressalta, formamos nossa opinião, nossa visão de muitas coisas apenas com uma história e deixamos de conhecer todas as nuances, todos os fatos. O livro “Do Outro Lado”, pelo pouco que pude ver e ler até o momento, me parece ser uma excelente oportunidade de nos darmos conta de nossa própria história, da história do nosso país e do nosso povo, que tem raízes fortíssimas trazidas na marra dessa cultura do outro lado do Atlântico. Que seria de nosso samba, nosso carnaval e outros marcantes elementos de nossa cultura não fossem nossos irmãos, ou deveria dizer nossos avós, africanos?

Fico impressionado com como a fotografia tem me aproximado cada vez mais da nossa história. Por várias vezes em que fotografo monumentos, pontos turísticos, marcos das cidades, pesquiso um pouco e conheço um pouco mais do nosso mundo, de onde viemos, entendo onde estamos. O livro é um belo convite ao auto conhecimento histórico brasileiro e também “Do Outro Lado”.

Lançamento do livro DO OUTRO LADO em tour 360
Lançamento do livro DO OUTRO LADO em tour 360°
Livro "Do Outro Lado", de Cesar Fraga e Maurício de Castro
Livro DO OUTRO LADO, de Cesar Fraga e Maurício de Castro

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: