Aterro do Flamengo em 360º Aéreos sobre o Monumento Estácio de Sá

Esse lugar me lembra bem meus tempos de criança, quando ia com meus pais pra andar de bicicleta e passear com os cachorros. O Aterro do Flamengo foi construído com vários aterramentos sucessivos da Baía de Guanabara e se tornou uma imensa área de lazer, além de dar passagem a uma das principais linhas expressas da cidade, que encurta a viagem entre o Centro e a Zona Sul.

É estranho as vezes imaginar que uma parte da cidade que eu sempre conheci um dia não existia e foi criada pelo homem, aterrando a baía. Já fiz outras panorâmicas por ali, no Monumento aos Pracinhas, na escultura Maman, que estava exposta próxima ao MAM (Museu de Arte Moderna) e na estátua do Marechal Deodoro, proclamador da República.

A foto foi feita sobre o Monumento a Estácio de Sá, um obelisco que muitos chamam de pirâmide e que hoje em dia tem sido sede de várias exposições fotográficas em seu sub solo. Pra quem não sabe, Estácio de Sá foi um militar português, fundador da cidade do Rio de Janeiro. Primo de Salvador Correia de Sá e sobrinho de Mem de Sá, outros nomes conhecidos de nossa história, ele chegou em Salvador, na Bahia, em 1563, com a missão de expulsar definitivamente os franceses remanescentes na Baía de Guanabara e fundar ali uma cidade. Em 1565, após cumprir sua missão, fundou finalmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, nossa Cidade Maravilhosa!

Nessa foto tentei fazer uma brincadeira, tirando uma pela manhã e outra no fim de tarde. É possível trocar de panorama quando quiser, clicando no Pão de Açúcar ou no Cristo Redentor e você vai ver o sol se movendo da posição que fica pela manhã nessa época do ano, atrás do morro do Pão de açúcar, e se deslocando até ficar atrás do Corcovado.

O local é um prato cheio de belas imagens, então mais uma vez não resisti e tive que retornar no dia seguinte, com o colega Pablo Carpinter, para fazer algumas fotos em embutir num álbum sobre a foto 360º. Duas das fotos apresentadas foram tiradas por ele.

Aterro do Flamengo
Aterro do Flamengo

Ficha Técnica

Já queria fazer essa foto há algum tempo, então finalmente fui lá. Cheguei de manhã, mas não tão cedo. Talvez mais cedo a cor do céu ficasse melhor, mas não sei se o desempenho da gopro seria bom com menos luz, ainda preciso testar isso. Por enquanto prefiro as fotos aéreas feitas no meio do dia, assim a luz fica melhor em todas as direções e não tem o problema do sol perto do horizonte. Depois que montei a foto da manhã pensei então em retornar no fim do dia pra fazer outra. A ideia inicial era trocar apeans a parte do morro do Pão de Açúcar, compondo uma única panorâmica com fotos feitas em horários diferentes, mas acabei achando o resultado ruim e mantive as duas separadas.

O encaixe também não ficou tão bom, principalmente por que a altura das duas fotos ficou diferente, então mudou muito a perspectiva e posição das coisas que saíram na foto.

Abraços, Cartola!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: