Recuperando de Tripé com Cabeça Quebrada

Oi pessoal,

com esse artigo estreio a categoria de Engenhocas & Cia de modo a melhorar a organização dessas coisas aqui pelo site. Naturalmente nem tudo aqui estará relacionado diretamente com fotografia panorâmica, mas indiretamente estará, rs.

Introdução

Esse artigo mostra como recuperei um tripé que tinha quebrado a cabeça. A recuperação foi basicamente prover um parafuso de 3/8” (leia-se três oitavos de polegada) para a futura colocação de uma cabeça de tripé avulsa. Para os que não conhecem bem o assunto, existem tripés que tem cabeça intercambiável e na imensa maioria deles a cabeça fica encaixada em um parafuso de 3/8”. Esse é o padrão, mas claro, tem sempre gente que foge do padrão, então é possível encontrar cabeças e tripés que fogem disso, mas é até difícil. Eu tenho um tripé Vivitar bem antigo que usa um parafuso de 1/4” para isso.

Material e Ferramentas

Para a forma como executei o serviço precisei de:

  • 1 parafuso de 1/8” e uma porca para ele
  • 1 parafuso de 3/8”
  • Pedaço de barra de alumínio de 1 1/2” x 1 1/2” x 1/4”
  • Furadeira
  • Serra de metal
  • Broca de 1/8” para metal
  • Broca de 8mm para metal
  • Macho para rosquear de 3/8”
  • Vira macho (não consigo parar de achar esses nomes engraçados)
  • Torno paralelo de bancada
  • Lima para metal

O serviço

Após remover a cabeça original quebrada, o tripé em questão ficou com um cano com o buraco virado para cima, como aparece na figura 1.

Figura 1 - cano no tripé
Figura 1 - cano no tripé

Nesse cano fiz um buraco para a passagem de um parafuso de 1/8” de um lado ao outro. Esse furo foi feito com a broca de 1/8”. Esse parafuso precisou ser fino assim, pois passei ele por dentro do parafuso de 3/8” que preciso que fique para cima no final da montagem.

A broca de metal costuma escorregar na superfície do metal. Pra que isso não aconteça eu costumo fazer um X limando a superfície do metal com a aresta de uma lima. O centro desse X é o ponto onde quero furar. Outra possibilidade é usar um gabarito já com um furo, de modo a guiar a broca e mantê-la no ponto adequado. Um exemplo de gabarito que uso para furar chapas e metais retos está na figura 2, abaixo.

Figura 2 - gabarito para furar no ponto certo
Figura 2 - gabarito para furar no ponto certo

A figura 3 mostra o parafuso de 3/8” já com o parafuso de 1/8” passado por ele e, ao lado, o pedaço de barra de alumínio, também já furado com a broca de 8mm e com a rosca feita para passar o parafuso de 3/8”.

Figura 3 - materiais preparados para a montagem
Figura 3 - materiais preparados para a montagem

Notem que o parafuso de 3/8” foi usado sem cabeça. Confesso que não me lembro se tirei a cabeça de um parafuso ou se cortei um pedaço de uma barra rosqueada, mas nada impede que se use um parafuso com a cabeça para baixo ali, a não ser que a cabeça impeça a entrada dele no cano do tripé.

Materiais prontos, é só partir pra montagem. Na figura 4 o início, com os parafusos encaixados no cano. Nesse momento o parafuso de 3/8” ainda fica meio solto, pendendo para um dos lados.

Figura 4 - Parafusos encaixados
Figura 4 - Parafusos encaixados

A finalização é feita com o rosqueamento da pequena chapa de alumínio. Ao ser apertada contra o cano, à medida que é rosqueada no parafuso de 3/8”, ela fica firme e mantém tal parafuso também firme e virado para cima, permitindo então o encaixe de uma cabeça de tripé no padrão do mercado. A figura 5 mostra o conjunto final montado.

Figura 5 - conjunto montado
Figura 5 - conjunto montado

É possível perceber que o parafuso de 3/8” não está bem centralizado. É possível afrouxar a chapa e acertar a posição dele reapertando. Depois de firmemente apertado e com a nova cabeça também bem apertada, o conjunto ficou bastante firme.

Abraços, Cartola.

7 comentários em “Recuperando de Tripé com Cabeça Quebrada”

  1. Cartola,
    tenho um tripé para iluminação com aquelas linguetas borboleta para ajustar a altura. Uma delas espanou e eu não consigo fixar mais… você já teve esse problema? alguma dica para resolver?

    Responder
    • Oi Lucas, nunca tive um tripé de iluminação, mas tenho uns pedestais de microfone e partitura que acho que podem ser parecidos. Não deu pra entender se o que espanou foi a rosca da parte macho ou fêmea, mas acho que daria pra recuperar ambas.

      Se foi a parte fêmea, que imagino que fique fixa no tubo do tripé, você pode tentar adaptar uma porca ali usando, por exemplo, uma massa epoxi (durepox, araldite massa, etc). Pode ser que isso faça com que o parafuso original não caiba mais, mas achar um parafuso por aí é fácil, seria o caso então de procurar um maior. Não precisa se preocupar em achar uma cabeça borboleta pra ele, você mesmo pode fazer uma cabeça que dê pra dar o aperto manual. Uma coisa que já fiz pra isso foi num parafuso de 1/4” com cabeça sextavada. Prendi a cabeça dele numa tampinha de refrigerante com massa epoxi.

      Abs, Cartola.

      Responder
    • Oi Mary,

      desculpe demorar em responder. Não estava recebendo aviso sobre os comentários aqui.

      Não sei se ainda adianta responder, mas enfim, também não sei se saberia consertar não, mas não faço esse tipo de serviço, talvez pudesse só dar sugestões. Pra isso precisaria ver o que houve com ele.

      Abraços, Cartola.

      Responder
    • É isso aí Gilberto, gosto de compartilhar conhecimento. Isso vem da cultura do “Software Livre”. Todos saem ganhando no final.

      Abraços, Cartola.

      Responder

Deixe seu comentário