Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da república

Oi pessoal, essa foto foi a segunda feita no desafio do Panofórum. A proposta é fazer uma panorâmica em cada feriado nacional brasileiro. Até procurei nos jornais se ia acontecer alguma comemoração da proclamação da república, mas não encontrei. Nada mais adequado, então, do que uma foto do monumento em homenagem ao Marechal, não?

O monumento está localizada na praça homônima do proclamador. Hoje é uma praça separada, mas pelo que pude ler por aí, já fez parte da Praça Paris, que alias está muito bonita atualmente, merecendo algumas fotos também!

Como sempre procurei ler um pouco sobre a história da proclamação da república e do Marechal Deodoro da Fonseca. Um dos fatos curiosos que eu destacaria foi a intriga que o levou finalmente a declarar a república em detrimento da monarquia. Ele aparentemente foi meio engrupido pelos republicanos que não tinham mais muitas opções. A intriga final foi a invenção de que o imperador teria expedido ordem para sua prisão. Tratou-se de declarar a república antes de se instalar um novo parlamento, recém eleito, cuja abertura estava marcada para 20 de novembro. Provavelmente naquela época não dava nem pra confirmar a notícia por telefone. Ao décimo quinto dia de novembro de 1889 proclamou-se então a República Federativa do Brasil. De início o Marechal nem a proclamou, alias. Cabe uma leitura mais detalhada no link que passei.

Praça Mal Deodoro da Fonseca
Praça Marechal Deodoro da Fonseca

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: