Tour Virtual 360º no Castelo da Fiocruz

Oi pessoal,

mais um passeio junto com o pessoal da Trilharte. Dessa vez foi no Castelo da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. A Fiocruz é na verdade um grande campus de pesquisa e estudo que ocupa uma grande área na região de Manguinhos. Existem vários prédios e institutos e o Castelo, também chamado de Pavilhão Mourisco, é apenas um deles, mas certamente o mais interessante em termos arquitetônicos.

A construção se iniciou em 1904. O projeto foi do arquiteto português Luiz de Moraes Júnior e se baseou em croquis de Oswaldo Cruz. A edificação é hoje a única neo-mourisca ainda existente no estado.

O elevador do prédio central da Fundação Oswaldo Cruz é o mais antigo ainda em funcionamento no Rio de Janeiro. Foi instalado em 1909 a um custo total de 63.544 marcos. Tem cerca de 28,4m de altura de elevação.

Veja mais informações no site da própria Fiocruz.

Esse tour virtual trás quatro fotos panorâmicas:

  1. Na primeira uma bela árvore florida em frente ao castelo e sobre a estátua do médico sanitarista Sérgio Arouca, inaugurada em 2005, dois anos após seu falecimento em 2003.
  2. A segunda mostra uma visão mais próxima do Pavilhão Mourisco e o busto em bronze de Oswaldo Cruz logo em frente.
  3. A terceira mostra uma área atrás do prédio, um pequeno pátio interno e a fachada de trás, no mesmo estilo. É interessante para uma visão da altura e de detalhes mais próximos do acabamento arquitetônico no alto do prédio.
  4. Por fim uma foto que mostra o salão onde finda a escada no quarto andar e parte da varanda.
Tour Virtual Imersivo no Castelo da Fiocruz
Tour Virtual Imersivo no Castelo da Fiocruz

Ficha técnica:

Bom, temos neste tour 4 fotos a serem comentadas. A segunda foto, uma externa mais próxima do castelo, ficou um pouco exposta demais. Infelizmente o dia com muito sol e a forma como fiz o auto bracketing me pregou uma peça e tive que lidar com o que ficou. A terceira foto, no pátio interno, foi a primeira que fiz em que a estrutura não está apoiada no chão sob si. Usei o mastro com apenas uma seção aberta inclinado e apoiado na mureta de proteção. Ficou legal pois ao olhar pra baixo nos vemos suspensos no ar. Isso ainda mostra a falta de necessidade de se nivelar a estrutura antes de fotografar uma 360.

A edição da visão para baixo (nadir) tem sido algo relativamente fácil nas últimas panorâmicas que tenho feito. Nessas 4 fotos não utilizei nenhuma imagem para reconstruir o fundo, apenas partes da própria imagem, com exceção da última, mas mesmo nela usei muito clone das partes adjacentes e similares. A escolha do ponto para fotografar é fundamental para isso. Partes cimentadas, como nas duas primeiras, ou partes repetitivas, como na terceira, tornam a reconstrução uma tarefa mais simples.

Configurações comuns

Foto 1 – Junto à estátua de Sérgio Arouca

Foto 2 – Em frente ao Castelo

Foto 3 – Pátio interno

Foto 4 – Salão e Varanda

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: