Salão Nobre da Sede Social do Clube Naval – RJ

Oi pessoal,

essa certamente entrará para os destaques aqui do site. Fotografada em 14/06/2011 só consegui colocar no ar agora, em 10/01/2012. Algumas dificuldades se apresentaram e acabei postergando os ajustes na imagem para deixá-la digna de publicação.

Visitei o local para a foto após conhecê-lo casualmente. Estive numa seresta noutro salão do prédio quando fiz outra panorâmica e vi este salão de passagem. Acabei pedindo para fotografá-lo e voltei lá pra testar essa nova lente Sigma 10-20mm.

 

O local é belíssimo e foi restaurado agora em 2011. O prédio foi construído entre 1907 e 1910, tendo sido inaugurado em junho de 1910. Segundo informações no site do Clube Naval, foi projetado pelo arquiteto Tomazzo G. Bezzi, com a construção sob a responsabilidade do engenheiro Heitor de Mello e decoração artística a cargo de Hélios Aristides Seelinger. O prédio em estilo eclético, com elementos renascentistas italianos, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1987. Juntamente com Theatro Municipal, Centro Cultural Justiça Federal (antigo Supremo Tribunal Federal), Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional e Palácio Pedro Ernesto integra o Corredor Cultural do Centro. Eu pessoalmente ainda colocaria o Real Gabinete Português de Leitura nessa lista.

inscreva-se

Salão Nobre do Clube Naval - RJ
Salão Nobre do Clube Naval – RJ

 

Ficha técnica:

Essa foi a primeira foto que fiz com essa lente, mencionada abaixo. E ainda usava o primeiro modelo de cabeça de tripé que fiz, que era mais durão para ajustar. Como resultado, minha inexperiência com a lente me deixou dois buracos no chão sem fotos feitas para eles. No final das contas tentei várias maneiras de corrigi-los, mas ainda não achei que ficou perfeito (alias, não é uma questão de achar, não ficou perfeito). Chega, porém, uma hora que você tem que se render, senão a coisa não sai nunca. Quem sabe um dia eu volto e faço alguns tacos artesanalmente no editor de imagem para deixar a coisa mais perfeita. O ótimo foi a descoberta do Multiblend, absurdamente mais rápido que o Enblend. Com ele consegui aumentar o tamanho da imagem que eu criava usualmente. Dos 12.000 x 6.000 pixels que costumava usar passei para 25.000 x 12.500, passando para uma resolução de mais de 300 megapixels, o que permite um zoom bem razoável nessa imagem. Outra coisa que me permitiu edita-la, depois de emendá-la, foi a aquisição de um notebook mais poderoso, além de ter editado as faces do cubo ao invés da equirretangular.

Outra coisa curiosa que descobri com essa imagem maior é que o convert, ferramenta do ImageMagick, não conseguiu fazer as transformações que eu precisei. No windows e no FreeBSD ela abendou por falta de memória, enquanto o GIMP acabou por executar a tarefa sem maiores problemas. Talvez haja alguma opção de configuração que eu não soube usar, mas acho que ela poderia ser mais espertinha por si só.

Abraços, Cartola.

4 comentários sobre “Salão Nobre da Sede Social do Clube Naval – RJ

    • Valeu Luiz, a intenção é essa mesmo. Como não sou profissional posso me dar ao luxo de fotografar locais que talvez não tivessem verba para pagar um profissional ou que dependem de vontade política, mas que merecem o registro histórico. Tenho esse como um de meus projetos pessoais, “atrapalhado”, claro, por outros que vão pintando ao longo do caminho. Um que vou fotografar em breve é o Real Gabinete Português de Leitura, local belíssimo e uns 20 anos mais antigo que esse.

      Grande abraço!

  1. SHOW DE BOLA CARTOLA !!!
    A qualidade fico ótima !
    Zenith e nadir perfeitas.
    Excelente o resultado com a lente 10-20 😉

    • Valeu Mauro, a lente é muito boa, mas há também a questão da melhor resolução. Com maiores zooms a resolução fica maior e há alguma melhora na qualidade visual também, na minha modesta opinião amadorística :). Agora, de fato o chão tem alguns problemas de emenda que gostaria de acertar, mas acabei já dispendendo muito tempo com essa foto, como comentei.

      Abs, Cartola!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: