Vista de Carolina da torre da igreja – Maranhão, Brasil

Tive o prazer de conhecer este ano a pequena e pacata cidade de Carolina. Localizada no interior do Maranhão, ao sul, a 220km de Imperatriz na margem direita do rio Tocantins. A cidade foi fundada lá por 1809 com o nome de Arraial São Pedro de Alcântara e tem, pelo censo de 2009, pouco mais de 25.000 habitantes.

Vejam um pouco mais da história de Carolina na wikipedia.

Fazer essa foto foi particularmente interessante. Peguei emprestado um tubo galvanizado de 6m de altura numa loja de ferragens. A cidade é pequena e a família da minha esposa tem história por lá. Tem até uns 2 bustos em praças, então o relacionamento facilitou o empréstimo.

Com as parcas ferramentas e muita sucata que tinha na casa centenária da vó da minha esposa, “biza” de meus filhos, onde ficamos, conseguimos, eu e meu fiel escudeiro e sogro, adaptar um parafuso na ponta, sem danificar a barra. Daí prendi a cabeça do meu tripé no parafuso e fez-se o pole fotográfico não retrátil. Clique nas fotos para ampliá-las.

Carregamos ele e mais umas cordas grossas pela rua e subimos então na torre da igreja com o mastro e tudo mais. No meio da subida, além da dificuldade de passagem do pole, enfrentamos duas corujas. Uma voou e fugiu. A outra, aparentemente ainda filhote, embora de tamanho já considerável, ficou ali e nos enfrentava. Passado esse obstáculo com a devida cautela e jeito chegamos ao topo, local onde ficam os sinos. Subimos na armação que os sustenta para então montar o aparato e passar pela abertura que levava à cruz, por sobre o telhado da torre. Fizemos então as fotos, com necessário re-posicionamento da máquina para as fotos para cima e para baixo, para o que foi necessário baixar o pole e mexer na cabeça de tripé.

Clique para ver o panorama completo!

Carolina - Vista da Igreja
Carolina, interior do Maranhão, vista da torre da igreja

 

E veja também no formato Little Plannet! Aqui dá para ver bem a pequena abertura no teto da torre por onde passamos o pole para fotografar.

Pequeno planeta Carolina

Outras Panorâmicas de Carolina:

Fazenda em Carolina, Maranhão
Fazenda
Cachoeira do Itapecuru
Itapecuru
Torre da Lua
Torre da Lua
Praça
Praça
Tirolesa
Tirolesa
Na Piscina
Na Piscina

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica:

Abraços, Cartola.

6 comentários sobre “Vista de Carolina da torre da igreja – Maranhão, Brasil

    • Oi Roseli, pelo menos na época (a foto é de 2011) não era aberto ao público. Não sei se algo mudou de lá pra cá.

      Abs, Cartola.

  1. Boa noite, muito bonita à visão desta linda cidade.mas o que eu quero aproveitar para pedir como um presente de natal, é se for possivel, solicitar ao padre ou funcionário desta Igreja, um documento de batismo em nome de Aquiles Rosalvo Pereira, filho de maria zilmar gomes pereira, que viajando de Barão de grajaú- MA, me batisou nessa igreja. e por falta de condições financeira, nunca pude ir aí, buscar esse pedaço de minha história.
    a data provável de meu batismo foi em 1960/61
    desde já, agradeço a atenção dispensada. um feliz natal a quem puder me dar este presente.

    • Oi Aquiles, espero que consiga resgatar essa parte de sua história e que a publicação desse comentário aqui ajude. De minha parte vou comentar o assunto com quem sei que conhece gente lá na cidade pra ver se eles tem esses registros lá. Se achar algo como te contactar, pelo email?

      Abs, Cartola.

    • Vale a pena Nubia, recomendo!

      A pousada do pessoal da “Torre da Lua Ecoturismo” é ali do ladinho da igreja de onde fiz essa foto, e eles te levam na Torre da Lua. A caminhada é um pouco puxada, não leve muito peso :). A Pousada do Lages já é um pouco mais afastada. Não sei se minha lembrança é boa, até por que não fiquei nela, mas pra ficar na do Lajes é melhor estar de carro.

      Abs, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: