2.4. Introdução ao Sysinstall

O utilitário sysinstall é o programa de instalação oferecido pelo Projeto FreeBSD. É baseado em console e é dividido em vários menus e telas que podem ser utilizados para configurar e controlar o processo de instalação.

O sistema de menu do sysinstall é controlado pelas teclas de flechas, Enter, Space, e outras teclas. Descrição detalhada destas teclas e o que elas fazem está disponível nas informações de utilização do sysinstall .

Para visualizar tais informações, garanta que a opção Usage está marcada, no menu do programa, e que o ítem [Select] está selecionado, como apresentados em Figura 2-8, depois aperte Enter.

As instruções para utilizar esse sistema de menu serão apresentadas. Depois de revisa-las, aperte Enter para voltar ao menu principal.

Figura 2-8. Selecionando a opção Usage do menu do Sysinstall

2.4.1. Selecionando o menu de documentação

No menu principal, selecione a opção Doc com as setas e aperte Enter.

Figura 2-9. Selecionando o menu de documentação

Isso apresentará o menu de documentação.

Figura 2-10. Menu de documentação do sysinstall

É importante ler os documentos disponibilizados pelo menu em questão.

Para visualizar algum dos documentos, selecione-o com as setas e aperte Enter. Quando terminar a leitura do documento, pressione Enter novamente para retornar ao menu de documentação.

Para voltar ao menu principal de instalação, selecione Exit com as teclas de setas e pressione Enter.

2.4.2. Selecionando o menu de mapeamento do teclado

Para modificar o mapeamento de teclado, utilize as teclas de setinhas do menu e tecle Enter. Isso é necessário se o seu teclado não for padrão ou for não-US.

Figura 2-11. Menu principal do Sysinstall

O mapeamento distinto do teclado pode ser selecionado escolhendo o ítem em questão no menu principal e pressionando Space. Apertar Space novamente remove a seleção deste ítem. Quando terminado, escolha a opção [ OK ] utilizando as teclas de setinhas e aperte Enter.

Uma lista parcial é apresentada na representação desta tela. Selecionar [ Cancel ] apertando Tab forçará a utilização do mapeamento padrão, e voltará ao menu principal de instalação.

Figura 2-12. Menu de mapeamento do teclado do Sysinstall

2.4.3. Tela de opções de instalação

Selecione Options e aperte Enter.

Figura 2-13. Menu principal do Sysinstall

Figura 2-14. Opções do Sysinstall

Os valores padrão normalmente são o bastante para a maioria dos usuários, e não tem a necessidade de serem modificados. O nome do release (release name) irá variar de acordo com a versão do sistema que está sendo instalada.

A descrição do ítem selecionado aparecerá na base da tela, em cores azuis. Note que uma das opções é Use Defaults que tem a função de redefinir todos os ítens para seus valores padrão.

Aperte F1 para ler a tela de ajuda sobre as várias opções.

Ao apertar a tecla Q o foco volta ao menu principal de instalação.

2.4.4. Iniciando a instalação padrão

A instalação padrão (Standard) é a opção recomendada aos usuários recém chegados ao ambiente UNIX® ou FreeBSD. Utilize as teclas de setinhas para selecionar a opção Standard e então aperte Enter para iniciar a instalação.

Figura 2-15. Iniciando a instalação padrão

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.