8.3. O super usuário

A conta ``super usuário'', normalmente chamada root, é usada para configurar e facilitar a administração do sistema, e não deve ser usada para tarefas cotidianas como envio e recebimento de e-mail, exploração geral do sistema, ou para programação.

Isto é porque o super usuário, ao contrário dos usuários normais, podem operar sem limites, e o emprego errado dos privilégios de super usuário pode resultar em um espetacular desastre. As contas de usuários comuns são incapazes de destruir o sistema atravéz de um erro, de forma que é geralmente melhor usar um usuário normal quando possível, a menos que você necessite privilégios a mais.

Você deve sempre dobrar e triplicar a atenção com os comandos que você emite com o super usuário, desde que um espaço extra ou um caracter faltante podem significar a perda irreparável dos dados.

Assim, a primeira coisa que você deve fazer após ter lido este capítulo é criar um usuário sem privilégios para você mesmo para uso geral, se ainda não o tiver. Isto aplica-se igualmente se você está utilizando o sistema em ambiente multi-usuários ou mono-usuário. Mais tarde neste capítulo, nós discutiremos como criar usuários adicionais, e como alternar entre o usuário e o super usuário.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.