8.2. Introdução

Todo o acesso ao sistema é feito atravéz das contas, e todos os processos são executados por usuários, dessa forma, administração de contas e usuários são integralmente importantes em sistemas FreeBSD.

Todas as contas em um sistema FreeBSD tem determinadas informações associada à mesma, de forma à identifica-la.

Nome do usuário

O nome do usuário será digitado no terminal de login:. Os nomes de usuários devem ser unicos em um computador, não podendo haver dois usuários com o mesmo nome. Há uma série de regras para criar nomes válidos de usuários, documentadas na passwd(5); você normalmente poderiam ser utilizados nomes de usuários com oito caracteres todos minúsculos.

Senha

Cada conta tem uma senha associada com ela. A Senha pode ser vazia, neste caso nenhuma senha será solicitada para acessar o sistema. Isso normalmente é uma idéia muito ruim; todas as contas devem ter uma senha.

ID do Usuário (UID)

O UID é um número que varia de 0 à 65536 usado para identificar de forma única os usuários no sistema. Internamento, o FreeBSD usa o UID para identificar usuários-- qualquer comando do FreeBSD será liberado para um usuário específico convertendo seu UID depois de utilizar o comando. Isso significa que você pode ter contas com diferentes nomes de usuários mas com o mesmo UID. Ambos, para o FreeBSD são um só usuário. É improvável que você tenha necessidade de fazer isso um dia.

ID de Grupo (GID)

O GID é um número que varia de 0 à 65536, usado para identificar de forma única o grupo primário ao qual o usuário pertence. Os grupos são um mecanismo para controlar o acesso aos recursos baseados em GID ao invéz de UID. Isto pode reduzir significativamente o tamanho de arquivos de configurações. Um usuário pode também pertencer a mais de um grupo.

Classe de Login

Classe de login são uma extenção para o mecanismo de grupos que fornecem flexibilidade adicional para adaptar o sistema à diferentes usuários.

Tempo de alteração da senha

Por padrão o FreeBSD não força os usuários a trocar as suas senhas periodicamente. Você pode fazer isto para cada usuário, forçando alguns ou todos usuários terem que mudar suas senhas após um determinado período de tempo.

Tempo de expiração da conta

Por padrão o FreeBSD não expira as contas. Se você estiver criando uma conta que você sabe que tem um tempo limitado de uso, por exemplo, em uma escola onde você tem contas para os estudantes, você pode especificar quando a conta deve expirar. Após a expiração deste tempo o cliente não poderá logar-se no sistema, embora diretórios e arquivos do usuário em questão, permanecerão intocados.

Nome completo dos usuários

O nome único do usuário identifica a conta do mesmo, internamente, para o FreeBSD, mas não reflete necessariamente o nome real do usuário. Esta informação pode, opcionalmente, ser associada com a conta.

Diretório Home

O Diretório Home é o caminho completo para o diretório do sistema em que o usuário logará. Uma convenção comum indica que todos diretórios home dos usuários devam ficar sob /home/usuário. O usuário armazenaria seus arquivos pessoais em seu diretório home, e todos os diretórios que puder criar dentro deste.

Shell do usuário

A shell fornece o ambiente padrão para o usuário interagir com o sistema. Existem muitos tipos distintos de shell, e os usuários experientes terão suas próprias preferências, que podem ser refletidas junto aos ajustes de cada conta.

Existem três tipos de contas: o super usuário, usuários do sistema, e usuários. A conta ``super usuário'', normalmente chamada de root, é usada para administrar o sistema sem limitação de privilégios. Os ``usuários do sistema'' executam serviços. Finalmente, contas de ``usuários'' são usadas por pessoas, que poderão logar-se ao sistema, ler e-mail, e assim por diante.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.