11.5. Usando as Impessoras

Essa seção mostra à você como utilizar as impressoras que você configurou com o FreeBSD. Aqui tem uma visão geral dos comandos a nível de usuário:

lpr(1)

Imprime os trabalhos de impressão

lpq(1)

Verifica a fila da impressora

lprm(1)

Remove os trabalhos de impressão da fila da impressora

Existe também o comando administrativo, lpc(8), descrito na seção Administrando o Sistema de Spooler LPD , usado para controlar as impressoras e suas filas.

Todos esses três comandos lpr(1), lprm(1), e lpq(1) aceitam a opção -P Nome-da-Impressora para especificar qual a impressora/fila irá operar, como listado no arquivo /etc/printcap. Ele habilita que você possa enviar, remover e checar os trabalhos de impressão para várias impressoras. Se você não usa a opção -P, então esses comandos usam a impressoras especificada na variável de ambiente PRINTER. Finalmente se você não tiver a variável de ambiente PRINTER, esses comandos por padrão usam a impressora lp.

No futuro, a terminologia impressora padrão será o nome que estiver na variável de ambiente PRINTER, ou a impressora chamada de lp quando não existir a variável de ambiente PRINTER.

11.5.1. Tabalhos de Impressão

Para imprimir arquivos, digite:

% lpr filename ...

Ele imprime cada arquivo listado na impressora padrão. Se sua lista não contém, lpr(1) lê os dados para serem impressos da entrada padrão. Por exemplo, esse comando imprime alguns importantes arquivos do sistema:

% lpr /etc/host.conf /etc/hosts.equiv

Para selecionar uma impressora específica, digite:

% lpr -P nome-da-impressora nome-do-arquivo ...

Esse exemplo imprime uma listagem do diretório corrente para a impressora rattan:

% ls -l | lpr -P rattan

Como não há arquivos a serem impressos pelo comando lpr(1), O comando lpr irá ler da entrada padrão, a qual é saída do comando ls -l.

O comando lpr(1) também pode aceitar uma grande variedade de opções para controlar a formatação, aplicando conversão de arquivos, gerando multiplas cópias, e muito mais. Para mais informação, veja a seção Opções de Impressão.

11.5.2. Verificando a Impressão

Quando você imprime com o comando lpr(1), os dados que você gostaria que saissem juntos em um pacote chamado de ``trabalho de impressão'', o qual é enviado para o sistema de spooling LPD. Cada impressora tem sua própria fila de impressão para os trabalhos de impressão, e seus trabalhos de impressão aguardam na fila a impressão de outros trabalhos seus ou de outros usuários. A impressora imprime esses trabalhos de impressão na seguinte ordem (FIFO) primeiro a chegar é o primeiro a ser impresso.

Para visualizar a fila para a impressora padrão, digite: lpq(1). Para especificar a impressora, use a opção -P. option. Por exemplo, o comando

% lpq -P bamboo
mostrará a fila da impressora chamada de bamboo. Aqui está um exemplo da saída do comando lpq:

bamboo is ready and printing
Rank   Owner    Job  Files                              Total Size
active kelly    9    /etc/host.conf, /etc/hosts.equiv   88 bytes
2nd    kelly    10   (standard input)                   1635 bytes
3rd    mary     11   ...                                78519 bytes

Ele mostra três trabalhos de impressão na fila da impressora bamboo. O primeiro trabalho, enviado pela usuária kelly, tem atribuido um ``número de fila'' 9. Cada trabalho de impressão tem um número único. A maioria das vezes você pode ignorar este número, mas você irá precisar dele se quizer cancelar o trabalho de impressão; veja na seção Removendo Trabalhos de Impressão para mais detalhes.

O número de trabalho de Impressão 9 consiste em dois arquivos; multiplos arquivos dado em um comando lpr(1) é tratado como parte de um simples trabalho de impressão. Ele é o trabalho de impressão atual ( note a palavra active na coluna ``Rank''), a qual diz qual deve ser o trabalho de impressão ativo. O segundo trabalho de impressão consiste de dados passados pela entrada padrão para o comando lpr(1). O terceiro vem do usuário mary; o qual é um trabalho de impressão muito grande. O nome do diretório do seu arquivo é tão grande que não cabe, então o comando lpq(1) mostra os pontos da árvore.

A primeira linha da saída do comando lpq(1) é igualmente importante: ela informa o que a impressora está fazendo ( ou o que o LPD pensa que ela fazendo em última instância ).

O comando lpq(1) suporta também a opção -l para gerar uma longa lista detalhada. Aqui está um exemplo lpq -l:

waiting for bamboo to become ready (offline ?)
kelly: 1st               [job 009rose]
       /etc/host.conf                    73 bytes
       /etc/hosts.equiv                  15 bytes

kelly: 2nd               [job 010rose]
       (standard input)                  1635 bytes

mary: 3rd                                [job 011rose]
      /home/orchid/mary/research/venus/alpha-regio/mapping 78519 bytes

11.5.3. Removendo a Trabalhso de Impressão

Você pode remover um trabalho de impressão da fila com o comando lprm(1). Frequentemente, você irá utilizar o comando lprm(1) para remover o trabalho de impressão ativo, mas muitas das vezes ou todas as vezes, a impressão continua.

Para remover o trabalho de impressão da impressora padrão, vocè deverá primeiro encontrar o número do trabalho de impressão com o comando lpq(1), então digite:

% lprm job-number

Para remover o trabalho de impressão de uma impressora especifica, você deve utilizar a opção -P. O comando à seguir remove o trabalho de impressão de número 10 da fila de impressão da imrpessora bamboo:

% lprm -P bamboo 10

O comando lprm(1) possui alguns atalhos:

lprm -

Remove todos os trabalhos de impressão ( para a impressora padrão ) pertencente a você.

lprm usuário

Remove todos os trabalhos de impressão ( para a impressora padrão ) pertencentes ao usuário usuário. Somente o super-usuário pode remover os trabalhos de impressão de outros usuários, e você sõ pode remover os seus próprios.

lprm

Sem o número do trabalho de impressão, ou com a opção - aparecendo na linha de comando, lprm(1) irá remover o trabalho de impressão ativo ( corrente ) da impressora padrão se este for pertencente a você, caso contrário só o super-usuário poderá remove-lo.

Utilize a opção -P para poder especificar a impressora sem ser a padrão. Por exemplo, o seguinte comando remove todos os trabalhos de impressão para o usuário corrente na fila da impressora chamada de rattan:

% lprm -P rattan -

Nota: Se você esta trabalhando em um ambiente de rede, o comando lprm(1) permitirá à você remover os trabalhos de impressão apenas enviados pela máquina que os enviou. Veja a sequência de comandos abaixo para demosntrar isso:

% lpr -P rattan myfile
% rlogin orchid
% lpq -P rattan
Rank   Owner      Job  Files                          Total Size
active seeyan     12    ...                           49123 bytes
2nd    kelly      13   myfile                         12 bytes
% lprm -P rattan 13
rose: Permission denied
% logout
% lprm -P rattan 13
dfA013rose dequeued
cfA013rose dequeued
   

11.5.4. Além do Texto Puro: Opções de Impressão

O comando lpr(1) suporta um número de opções que controla a formatação do texto, converte graphico e outros formatos de arquivos, produzindo multiplas cópias, manipulando o trabalho de impressão, e muito mais. Essa seção descreve as opções.

11.5.4.1. Opções de Formatação e Conversão

As seguintes opções do comando lpr(1) controla a formatação dos arquivos no trabalho de imrpessão. Use essas opções se o trabalho de impressão não contiver texto puro ou se você quizer uma saída formatada de texto puro através do utilitário pr(1).

Por exemplo, o comando a seguir imprime um arquivo DVI ( de um systema TeX) chamado de fish-report.dvi para a impressora chamada de bamboo:

% lpr -P bamboo -d fish-report.dvi

Essas opções é aplicada em cada arquivo do trabalho de impressão, você não pode misturar (digamos) arquivos nos formatos DVI e ditroff no mesmo trabalho de impressão. Sendo assim envie separadamente os arquivos, usando opções de conversão diferentes para cada um deles.

Nota: Para todas essas opçõess, exceto as -p e -T, requerem um filtro conversor instalado para a impressora de destino. Por exemplo, a opção -d precisa do filtro de conversão para DVI. A seção Filtros Conversores dá mais detalhes.

-c

imprime arquivos do tipo cifplot.

-d

Imprime arquivos do tipo DVI.

-f

Imprime arquivos do tipo FORTRAN.

-g

Imprime arquivos do tipo plot.

-i número

Para alinhar a saída por um número de colunas; se você omitir número, o alinhamento será de 8 colunas. Essa opção trabalha somente com alguns filtros conversores.

Nota: Não coloque nenhum espaço entre a opção -i e o número.

-l

Imprime arquivo do tipo literal, incluindo caracteres de controle.

-n

Imprime arquivo do tipo ditroff (troff independente do dispositivo).

-p

Formata o texto puro com o comando pr(1) antes da impressão. Veja pr(1) para maiores informações.

-T título

Usa o título no cabeçalho do comando pr(1) ao invez do nome do arquivo. Essa opção afeta somente quando usado em conjunto com a opção -p.

-t

Imprime arquivo do tipo troff.

-v

Imprime arquivo do Tipo raster.

Aqui um exemplo: Esse comando imprime uma versão da página de manual do comando ls(1) na impressora padrão:

% zcat /usr/share/man/man1/ls.1.gz | troff -t -man | lpr -t

O comando zcat(1) descompacta o código fonte da página do manual ls(1) e transfere para o comando troff(1), o qual formata o código a faz a saída do GNU troff ir para lpr(1), o qual envia o trabalho de impressão para o spooler doLPD. Por causa do uso da opção -t para o comando lpr(1), o spooler irá converter a saída do GNU troff em um formato que a impressora possa compreender e etão será impresso o trabalho de impressão.

11.5.4.2. Opções de Manipulação de Impressão

As opções a seguir para o comando lpr(1) informa ao LPD como manipular os trabalhos de impressão:

-# cópias

Produz o número de cópias de cada arquivo no trabalho de impressão ao inves de uma única cópia. O administrador pode desabilitar essa opção para reduzir o desgaste da impressora e insentivar a fotocópia. Veja a seção Restringindo o Número de Cópias .

Esse exemplo imprime tres cópias do arquivo parser.c seguido de tres cópias do arquivo parser.h na impressora padrão:

% lpr -#3 parser.c parser.h
-m

Envia um e-mail apos o término da impressão do trabalho de impressão. Com essa opção, o sistema LPD irá enviar um e-mal para a sua conta quando ele terminar de gerenciar seu trabalho de impressão. Na mensagem, ele ira informar à você se a impressão terminou com sucesso ou com falhas e, geralmente, qual foi o erro ocorrido.

-s

Não faz cópias de os arquivos para o diretório de spooling, mas ao inves disso, ele cria um link simbólico.

Se você está imprimindo um trabalho de impressão grande, provavelmente essa opção irá ajuda-lo. Isso economiza espaço no diretório de spooling, você pode ter um consumo maior que o seu espaço disponível no sistema do arquivo onde fica esse diretório. Isso economiza tempo porque o LPD não precisa copiar o arquivo cada vez que o seu trabalho de impressão for impresso.

Entretanto, existe um custo: deste que o LPD irá acessar o arquivo original diretamente, você não poderá modifica-lo ou remove-lo até que tenha terminado a sua impressão.

Nota: Se você está imprimindo para uma impressora remota, o LPD irá eventualmeten que copiar os arquivos da máquina local para a máquina remota, então a opção -s irá apenas economizar espaço na máquina local, não na máquina remota. Ainda assim é uma opção muito útil.

-r

Remove os arquivos do trabalho de Impressão apos terem sido copiados para o diretório de spool, ou apos a impressão deles com a opção -s. Seja cuidadoso com essa opção!

11.5.4.3. Opções de Páginas de Cabeçalho

Essa opção do lpr(1) ajusta o texto que normalmente aparece no cabeçalho do trabalho de impressão. Se o cabeçalho for suprimido para a impressora de destino, essa opção não terá efeito algum. Veja a seção Páginas de Cabeçalho para informar-se sobre a configuração.

-C texto

Troca o nome da máquina na página de cabeçalho pelo texto. O nome da máquina é normalmente o da máquina que enviou o trabalho de impressão.

-J texto

Troca o nome do trabalho de impressão na página de cabeçalho pelo texto. O nome do trabalho de impressão normalmente é o nome do primeiro arquivo do trabalho de impressão, ou stdin se você estiver imprimindo da entrada padrão.

-h

Não imprime a página de cabeçalho.

Nota: Em alguns locais, essa opção pode não ter efeito algum, uma vez que a páginas de cabeçalho são sempre gerada. Veja a seção Páginas de Cabeçalho para maiores detalhes.

11.5.5. Administrando Impressoras

Como um administrador para suas impressoras, você deve te-las instaladas, configuradas e testadas. Usando o comando lpc(8), você pode interagir com suas impressoras de vários meios, com o comando lpc(8), você pode

Primeiro, uma nota sobre a terminologia: se a impressora estiver parada, Ela não poderá imprimir nada que estiver na fila. Usuários poderão enviar os seus trabalhos de impressão, os quais aguardarão na fila até que a impressora seja inicializada ou a fila seja limpa.

Se a fila estiver disabilidada, nenhum usuário ( exceto o root) poderá enviar os trabalhos de impressão para a impressão. Quando a fila for abilitada permitirá que os usuários possam enviar seus trabalhso de impressão. A impressora pode ser inicializada para que a fila seja desabilidada, nesse caso ela continuará imprimindo o trabalho de impressão até que a fila esteja vazia.

Em geral, você deve ter privilégios de root para usar o comando lpc(8). Usuários normais podem utilizar o comando lpc(8) somente para pegar o status da impressora e para reinicializar uma impressora travada.

Aqui está um resumo do comando lpc(8). A maioria dos comandos tem o nome da impressora como argumentopara informar qual é a impressora que queremos operar. Você pode usar all para o nome da impressora para ver/operar em todas as impressoras descritas no arquivo /etc/printcap.

abort nome da impressora

Cancela o trabalho corrente e para a impressora. Usuários podem enviar trabalhos de impressão se a fila estiver abilitada.

clean nome da impressora

Remove arquivos antigos que fazem parte de um trabalho de impressão que não foi removido corretamente pelo LPD, particularmente se existir erros durante a imoressão ou uma grande atividade de administração. Esse comando encontra arquivos que não residem mais no diretório de spool e os removem.

disable nome da impressora

Desabilita a fila de impressão para novos trabalhos de impressão. Se a impressora estiver em funcionamento, ela irá continuar a imprimir até que a fila fique vazia. O superusuário (root) sempre pode enviar trabalhos para a impressora, mesmo com a fila dessabilidada.

Esse comando é muito útil quando você está testando uma nova impressora ou a instalação de um filtro: desabilita a fila e envia os trabalhos de impressão como root. Outros usuários não poderão enviar trabalhos de impressão até que você complete seus testes e re- abilite a fila com o comando enable.

down nome da impressora mesagem

Coloca a impressora inativa. Equivalente ao comando disable seguido do comando stop. A mesagem aparece como o status da impressora quando o usuário checar a fila da impressora com o comando lpq(1) ou o status com o comando lpc status.

enable nome da impressora

Abilita a fila para a impressora. Os usuários poderão enviar trabalhos de impressão, mas a impressora não irá imprimir nada até que ela seja inicializada.

help nome do comando

MOstra um texto de ajuda sobre o comando nome do comando. Sem o nome do comando, mostra um resumo dos comandos disponíveis.

restart nome da impressora

Inicializa a impressora. Usuários comuns podem usar este comando se alguma circunstância extraordinária trave o LPD, mas ele não pode iniciar a impressora parada pelos comandos stop ou down. O comando restart é equivalente aos comandos abort seguido por start.

start nome da impressora

Inicializa a impressora. A impressora irá imprimir os trabalhos de impressãona que estiverem na fila.

stop nome da impressora

Para a impressora. A impressora irá terminar a impressão do trabalho de impressão atual e não irá imprimir mais nada que estiver na fila. Mesmo que ela esteja parada, os usuários podem enviar seus trabalhos de impressão.

topq nome da impressora trabalho de impressão ou nome do usuário

Reoeganiza a fila para nome da impressora por colocar o trabalho de impressão com o número de trabalho de impressão ou o trabalho de impressão do nome do usuário no topo da fila. Para esse comando você não pode utilizar all como o nome da impressora.

up nome da impressora

Coloca a impressora no ar; oposto ao comando down. Equivale aos comandos start seguido por enable.

o comando lpc(8) aceita os comandos acima na linha de comando. Se você não colocar comandos como argumentos, o lpc(8) entrará no modo interativo, onde você poderá entrar com os comandos até você digitar exit, quit, ou fim de arquivo ( EOF ).

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.