1.2. Bem-vindo ao FreeBSD!

FreeBSD é um sistema operacional baseado no 4.4BSD-Lite para computadores Intel ( x86 ), DEC Alpha™, e Sun UltraSPARC®. Versões para outras arquiteturas também estão a caminho. Você também pode ler sobre a história do FreeBSD, ou a versão corrente. Se estiver interessando em contribuir com o projeto (código, equipamento, contas diversas), veja o artigo Contribuindo com o FreeBSD.

1.2.1. O que o FreeBSD pode fazer?

FreeBSD tem muitas características valiosas. Algumas destas são:

FreeBSD é baseado a versão 4.4BSD-Lite do Grupo de Pesquisa em Sistemas Computacionais (CSRG) da Universidade da Califórnia, Berkeley, e carrega consigo a distinta tradição do desenvolvimento de sistemas BSD. Em adição ao aprimorado trabalho realizado pelo CSRG, o projeto FreeBSD acrescentou ainda muitos milhares de horas no aperfeiçoamento do sistema para máxima performance e confiabilidade em situações de demanda da vida real. Enquanto muitos dos gigantes comerciais se esforçam no campo dos sistemas operacionais para PC afim de oferecer tais funcionalidades com performance e confiabilidade, o FreeBSD os oferece agora!

As aplicações para as quais o FreeBSD pode ser utilizado só estão limitadas por sua própria imaginação. Do desenvolvimento de software à automação indústrial, controle de inventário à correção remota da orientação de antenas de satélite; se pode ser feito com um produto UNIX comercial, é muito provável que possa ser feito com FreeBSD também! FreeBSD também se beneficia de forma significante de literalmente milhares de aplicações de alta qualidade desenvolvidas por centros de pesquisa e universidades ao redor do mundo, usualmente disponíveis à baixo ou nenhum custo. Aplicações comerciais também estão disponíveis e surgindo em grande número a cada dia.

Pelo fato do código fonte para o FreeBSD estar geralmente disponível, o sistema pode também ser customizado á um grau incrível para aplicações ou projetos especiais, e de formas geralmente não viáveis com sistemas operacionais dos principais vendedores comerciais. Aqui está apenas uma amostra das aplicações onde o FreeBSD está sendo utilizado:

FreeBSD está disponível tanto em código fonte quando de forma binária em CDROM, DVD, e por meio de FTP anônimo. Refira-se ao Apêndice A para mais informaçòes sobre como obter o FreeBSD.

1.2.2. Quem utiliza FreeBSD?

FreeBSD é utilizado para servir alguns dos maiores sítios da Internet, incluindo:

e muito mais.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.