19.8. Rede Digital de Serviços Integrados - RDSI (ISDN)

Uma boa fonte de informações sobre a tecnologia e o hardware ISDN é a página sobre ISDN de Dan Kegel.

Um simples e rápido mapa para o ISDN está a seguir:

O custo é um fator significativo na determinação de qual solução você vai escolher. As seguintes opções são listadas da menos para a mais cara.

19.8.1. Placas ISDN

Contribuído por Hellmuth Michaelis.

A implementação ISDN do FreeBSD suporta somente o padrão DSS1/Q.931 (ou Euro-ISDN) usando placas passivas. A partir do FreeBSD 4.4, algumas placas ativas são suportadas nas quais o firmware também suporta outros protocolos de sinalização; isto também inclui a primeira placa ISDN de Acesso Primário (Primary Rate - PRI) suportada.

O Isdn4bsd lhe permite conectar a outros roteadores ISDN usando IP sobre HDLC ou PPP síncrono: tanto usando um kernel contendo PPP com isppp - um driver modificado a partir do sppp - ou usando o comando de usuário ppp(8). Usando o comando ppp(8), é possível agregar dois ou mais canais B ISDN. Uma aplicação de secretária eletrônica telefônica também está disponível, bem como muitos utilitários, como um modem de 300 Baud em software.

Um crescente número de placas ISDN para PC são suportadas pelo FreeBSD e os relatos mostram que ele é usado com sucesso por toda a Europa e em muitas outras partes do mundo.

As placas ISDN passivas suportadas são na maioria as que possuem os chipsets Infineon (anteriormente Siemens) ISAC/HSCX/IPAC, mas também placas ISDN com chips da Cologne Chip (somente barramento ISA), placas PCI com chips Winbond W6692, algumas placas com combinações do chipset Tiger300/320/ISAC e algumas placas com chipsets de fabricantes específicos como as placas AVM Fritz!Card PCI V.1.0 e a AVM Fritz!Card PnP.

Atualmente as placas ISDN ativas suportadas são as AVM B1 (ISA e PCI) e as AVM T1 PCI PRI.

Para documentação sobre isdn4bsd, veja o diretório /usr/share/examples/isdn/ em seu sistema FreeBSD ou em homepage of isdn4bsd que também tem ponteiros para dicas, erratas e muito mais documentação como o isdn4bsd handbook.

No caso de você estar interessado em adicionar suporte para um protocolo ISDN diferente, uma placa PC ISDN atualmente não suportada ou de alguma forma melhorar o isdn4bsd, por favor, entre em contato com Hellmuth Michaelis .

Para questões referentes à instalação, configuração e resolução de problemas com isdn4bsd, está disponível uma lista de discussão freebsd-isdn.

19.8.2. Adaptadores de Terminal ISDN

Adaptadores de Terminal (AT), são para o ISDN o que os modems são para as linhas telefônicas normais.

A maioria dos ATs usam o conjunto de comandos padrão dos modems hayes, e podem ser usados como substitutos de modems.

Um AT vai operar basicamente da mesma forma que um modem exceto pelas velocidades de conexão e vazão serão muito mais rápidas que seu antigo modem. Você vai precisar configurar o PPP exatamente da mesma forma que configura um modem. Certifique-se de configurar a velocidade serial para a maior possível.

A principal vantagem de usar um AT para conectar a um Provedor Internet é que você pode usar PPP Dinâmico. Enquanto o espaço de endereçamento IP se torna cada vez mais escasso, a maioria dos provedores não desejam mais te fornecer um endereço IP estático. A maioria dos roteadores dedicados não são capazes de suportar alocação dinâmica de IP.

ATs contam completamente com o daemon PPP que você está executando para suas características e estabilidade de conexão. Isto permite a você facilmente fazer atualização de usar um modem para ISDN em uma máquina FreeBSD, se você já possui o PPP configurado. Entretanto, quaisquer problemas que você já experimentou com o programa PPP irão persistir.

Se você quer estabilidade máxima, use a opção de kernel PPP, não o iijPPP de contexto de usuário.

É sabido que os seguintes ATs funcionam com o FreeBSD.

A maioria dos outros ATs provavelmente também vão funcionar, uma vez que os fornecedores de ATs tentam garantir que seu produto pode aceitar a maior parte do conjunto de comandos padrão AT dos modems.

O verdadeiro problema com os ATs externos é que, como os modems, você vai precisar de uma boa placa serial em seu computador.

Você deve ler o tutorial FreeBSD Serial Hardware para uma compreensão detalhada dos dispositivos seriais e as diferenças entre portas seriais assíncronas e síncronas.

Um AT executando em uma porta serial de um PC padrão (assíncrona) limita você a 115.2 Kbps, mesmo que você tenha uma conexão de 128 Kbps. Para utilizar completamente os 128 Kbps que o ISDN é capaz, você precisa mover os AT para uma placa serial síncrona.

Não faça a tolice de comprar um AT interno pensando que você evitou o assunto síncrono/assíncrono. Os ATs internos simplesmente possuem um chip de porta serial padrão PC embutidos. Tudo que isto fará é poupá-lo de comprar outro cabo serial e encontrar outra tomada elétrica disponível.

Uma placa síncrona com um AT é pelo menos tão rápida quanto um roteador dedicado, e com uma simples caixa 386 com FreeBSD gerenciando-a, provavelmente mais flexível.

A escolha de AT/síncrono ou roteador dedicado é um amplo assunto religioso. Houve algumas debates sobre isto nas listas de discussão. Eu sugiro que você busque os arquivos para a discussão completa.

19.8.3. Roteadores/Pontes Dedicados

Pontes ou roteadores ISDN não são nada específicos ao FreeBSD ou qualquer outro sistema operacional. Para uma descrição mais completa da tecnologia de roteamento e ligação, por favor consulte um livro de referência em Redes de Comunicação de Dados.

No contexto desta página, os termos roteador e ponte serão usados de forma intercambiável.

Enquanto o custo de roteadores/pontes ISDN de poucos recursos diminui, tornam-se cada vez mais escolhas populares. Um roteador ISDN é uma pequena caixa que se conecta diretamente em sua rede local Ethernet e gerencia sua própria conexão a outro roteador/ponte. Possui embutido software para comunicação via PPP e outros protocolos populares.

Um roteador vai lhe permitir vazão muito mais rápida que um AT padrão, uma vez que estará usando uma conexão ISDN totalmente síncrona.

O principal problema com roteadores e pontes ISDN é que a interoperabilidade entre fabricantes ainda pode ser um problema. Se você estiver planejando se conectar a um provedor Internet, você deve conversar suas necessidades com eles.

Se você está planejando conectar dois segmentos de Redes Locais, como sua Rede Local doméstica e a do escritório, esta é a solução mais simples e de mais baixo custo de manutenção. Uma vez que você está adquirindo o equipamento para as duas pontas da conexão, você pode estar seguro de que o enlace irá funcionar.

Por exemplo, para conectar um computador doméstico ou rede de escritório filial à rede do escritório principal, a seguinte configuração pode ser usada.

Exemplo 19-2. Escritório Filial ou Rede Doméstica

A rede usa uma topologia em barra com Ethernet 10 base 2 (``thinnet''). Conecte o roteador ao cabo de rede com transceptor AUI/10BT, se necessário.

Se seu escritório doméstico/filial é somente um computador, você pode usar um cabo de par trançado crossover para conectá-lo diretamente ao roteador dedicado.

Exemplo 19-3. Escritório Principal ou Outra Rede Local

A rede usa uma topologia em estrela, com Ethernet 10 base T (``Par Trançado'').

Uma grande vantagem da maioria dos roteadores/pontes é que eles lhe permitem ter 2 conexões PPP separadas e independentes a 2 sítios separados ao mesmo tempo. Isto não é suportado na maioria dos ATs, exceto em modelos específicos (geralmente caros) que possuem duas portas seriais. Não confundir isto com agregação de canais, MPP etc.

Isto pode ser uma característica muito útil se, por exemplo, você possuir uma conexão ISDN dedicada em seu escritório e desejar se conectar através dela, mas não quer ter mais uma linha ISDN no trabalho. Um roteador no local do escritório pode gerenciar uma conexão dedicada de canal B (64 Kbps) para a Internet e usar o outro canal B para uma conexão de dados separada. O segundo canal B pode ser usado para receber ou realizar acesso discado ou agregação dinâmica (MPP etc.) com o primeiro canal B para obter mais largura de banda.

Uma ponte Ethernet também vai lhe permitir transmitir mais do que tráfego IP. Você também pode transmitir IPX/SPX ou quaisquer outros protocolos que você usa.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.