Capítulo 16. Multimedia

Índice
16.1. Sinópse
16.2. Configurando a placa de som
16.3. Audio MP3
16.4. Reprodução de Video
Edited by Ross Lippert.

16.1. Sinópse

O FreeBSD suporta uma ampla variedade de placas de som, permitindo que você aprecie sons de alta fidelidade a partir do seu computador. Isto inclui a habilidade de gravar e reproduzir audio no formato MP3 (MPEG Audio Layer 3), WAV e Ogg Vorbis assim como muitos outros formatos. A coleção de ports do FreeBSD também possui aplicativos que permitem a edição de arquivos de audio, a adição de efeitos sonoros, e o controle de dispositivos MIDI conectados ao seu computador.

Com alguma disposição para experimentar, o FreeBSD pode reproduzir arquivos de video e DVD's. O número de aplicações para codificar, converter, e reproduzir as várias mídias de video é mais limitada do que o número de aplicações para som. Por exemplo, enquanto este capítulo está sendo escrito, não existe uma boa aplicação de re-encoding na coleção de ports do FreeBSD, a qual possa ser utilizada para converter arquivos de um formato para outro, da mesma forma que podemos fazer com arquivos de audio utilizando o audio/sox . Entretando, o cenário nesta área de software está mudando rapidamente.

Este capítulo irá descrever os passos necessários para configurar a sua placa de som. A instalação e configuração do XFree86 (Capítulo 5) já foi abordada, e na ocasião foram tomados todos os cuidados necessários em relação a correta configuração da sua placa de video, embora possam existir alguns ajustes a serem aplicados para uma melhor reprodução de videos.

Após a leitura deste capítulo, você saberá:

Antes de ler este capítulo, você deve:

Para as sessões de video, assumimos que o XFree86 4.X (x11/XFree86-4) já está instalado. O XFree86 3.X pode funcionar, mas ele não foi testado com o que é descrito neste capítulo. Se você constatar que algo descrito aqui, funciona com o XFree86 3.X, por favor nos informe.

AtençãoTentar montar um CD de audio ou um DVD de video com o comando mount(8) irá resultar ao menos em um erro, e no pior dos casos em um kernel panic. Estas mídias possuem uma codificação especializada, a qual difere do sistema de arquivos ISO usual.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.