20.6. Tópicos avançados

A seguinte seção cobre tópicos mais comuns como configuração de correio e ajuste do correio para seu domínio inteiro.

20.6.1. Configuração básica

Fora da máquina, você deve poder enviar mensagens para hosts externos como você configurou no /etc/resolv.conf ou rodou o seu próprio servidor de nomes. Se você gostaria de receber mensagens em seu host entregue ao MTA (ex., sendmail) em seu próprio host FreeBSD, há dois métodos:

Indiferente quais dos métodos acima você escolha, a fim de ter o correio entregando diretamente para seu host, deve ter um endereço IP estático (não um endereço dinâmico, como a maioria das conexões discadas). Se você está atrás de um firewall, ele deve permitir tráfego SMTP para você. Se você quiser receber mensagens diretamentes em seu host, você precisa certificar-se de qualquer uma dessas duas coisas:

Qualquer uma das coisas acima irá permitir que você receba mensagens diretamente em seu host.

Tente isto:

# hostname
exemplo.FreeBSD.org
# host exemplo.FreeBSD.org
exemplo.FreeBSD.org has address 204.216.27.XX

Se isto for o que você ver, mensagens diretamente para deve funcionar sem problemas (presumindo que o sendmail está rodando corretamente em exemplo.FreeBSD.org).

Se preferivelmente você ver algo assim:

# host exemplo.FreeBSD.org
exemplo.FreeBSD.org has address 204.216.27.XX
exemplo.FreeBSD.org mail is handled (pri=10) by hub.FreeBSD.org

Toda mensegam enviada para seu host (exemplo.FreeBSD.org) terminará coletada na hub sob o mesmo nome de usuário em vez da emissão diretamente ao seu host.

A informação acima é segurada por seu servidor DNS. O registro DNS que contém a informação de roteamento de correio é a entrada Mail eX. Se não existir registro MX, as mensagens serão entregues diretamente para o host pelo endereço IP.

A entrada MX para freefall.FreeBSD.org está algo assim:

freefall       MX  30  mail.crl.net
freefall        MX  40  agora.rdrop.com
freefall        MX  10  freefall.FreeBSD.org
freefall        MX  20  who.cdrom.com

Como você pode ver, freefall tem várias entradas MX. O menor número MX é o host que recebe mensagens diretamente se estiver disponível; se ele não estiver acessível por alguma razão, os outros (as vezes chamado de ``backups MXs'') aceitam mensagens temporariamente, e passa quando um host de número menor se torna disponível, eventualmente ao host de menor número.

Sites MX alternativos devem ter conexões de internet separadas de você próprio a fim de ser mais úteis. Seu provedor de internet ou outro local amigável não devem ter problema de fornecer esse serviço para você.

20.6.2. Mensagens de correio para seu domínio

A fim de configurar um ``mailhost'' (chamado servidor de correio) você precisa ter todo o correio emitidos a varias estações dirigidas a ele. Basicamente, você quer ``solicitar'' qualquer mensagem para qualquer hostname no seu domínio (neste caso *.FreeBSD.org) e desviá-la para seu servidor de correio para que então seus usuários podem receber suas mensagens no servidor de correio principal.

Para facilitar as coisas, uma conta de usuário com o mesmo nome de usuário deve existir em ambas as máquinas. Use o adduser(8) para fazer isto.

O host de correio que você estará usando deve ser o entregador de correio designado para cada estação na rede. Isto é feito na sua configuração de DNS, dessa forma:

exemplo.FreeBSD.org    A   204.216.27.XX       ; estação
            MX  10 hub.FreeBSD.org  ; host de correio

Isto irá direcionará mensagens para cada estação de trabalho no host de correio não importando onde estão os pontos de registro A. A mensagem é enviada para o host MX.

Você não pode fazer isso você mesmo, ao menos que você esteja rodando um servidor DNS. Se você não tem, ou não pode rodar seu próprio servidor DNS, fale com seu provedor de serviços internet ou com alguém que possa lhe fornecer seu DNS.

Se você estiver hospedando emails virtuais, a seguinte informação virá em boa hora. Por exemplo, nós iremos assumir que você tem um cliente com seu próprio domínio, neste caso cliente1.org, e você quer que todas mensagens para cliente1.org sejam enviadas para seu host de correio, mail.meuhost.com. Sua entrada no DNS deve ficar algo assim:

cliente1.org       MX  10  mail.meuhost.com

Você não precisa de um registro A para cliente1.org se você quiser somente gerenciar emails para este domínio.

Nota: Esteja ciente que o ping para o cliente1.org não irá funcionar a menos que um registro A exista para ele.

A última coisa que você deve fazer é dizer ao sendmail no seu host de correio, quais domínios e/ou hostnames devem aceitar mensagens. Há algumas maneiras diferentes que isto pode ser feito. Qualquer uma das seguintes formas irão funcionar:

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.