9.5. Criando Dispositivos de Controle

Nota: Se você estiver usando o FreeBSD  versão 5.0 ou posterior, pode seguramente pular esta seção. Estas versões usam o devfs(5) para criar os dispositivos de controle de forma completamente transparente para o usuário.

Quase todos dispositivo no kernel usam um ``dispositivo de controle'' que fica no diretório /dev. O usuário normal visualiza estes dispositivos como arquivos regulares, mas na realidade são entradas especiais no kernel do sistema, que os programas usam para acessar os recursos do sistema. Existe uma rotina shell, o /dev/MAKEDEV, que é executado quando você instala o sistema operacional pela primeira vez; esta rotina cria quase todos os dispositivos de controle suportados no sistema. Entretanto, não cria todos, de forma que ao adicionar suporte para novos dispositivos, esta rotina deve ser usada para criar a entrada apropriada neste diretório e acima dele. Veja um exemplo simples:

Vamos supor que você adicionou um CD-ROM IDE e requer que ele seja suportado pelo kernel. A linha no kernel deve ser a seguinte:

device acd0

Ou seja, a entrada acd0 deve estar disponível no /dev, possivelmente seguida por uma letra, tal como c, ou precedido por uma letra r, que significa tratar-se de um dispositivo crú (``raw''). Existe contudo uma grande possibilidade destes arquivos não estarem presentes sob este diretório, neste caso você pode entrar no diretório /dev:

# sh MAKEDEV acd0

Quando a rotina terminar de ser executada, deverão existir as entradas acd0c e racd0c sob /dev.

Para placas de som, o seguinte comando cria as entradas apropriadas:

# sh MAKEDEV snd0

Nota: Ao criar dispositivos de controle tais como Placas de Som, se outras pessoas tiverem acesso à sua máquina, pode ser necessário proteger os dispositivos contra acesso externo adicionando os arquivos no /etc/fbtab. Veja o manual do fbtab(5) para obter maiores informações.

Siga este simples procedimento quando quizer adicionar dispositivos de controle à outros equipamentos não GENÉRICOS que não tiverem entradas apropriadas.

Nota: Todas as controladoras SCSI usam a mesma entrada sob o /dev, de forma que estes não requerem que os dispositivos sejam manualmente criados. As placas de rede e SLIP/PPP não tem dispositivos de controle sob o /dev, de forma que você não deve se preocupar também com estes equipamentos.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.