2.7. Escolhendo a mídia de instalação

Se a instalação estiver sendo realizada à partir de CDROM ou DVD use as setas indicativas para destacar a opção Install from a FreeBSD CD/DVD. Garanta que a opção [ OK ] está marcada e aparte Enter para continuar com o processo de instalação.

Para outros métodos de instalação, selecione a opção apropriada e siga as instruções.

Aperte F1 para visualizar a ajuda instantânea sobre as mídias de instalação. Aperte Enter para voltar ao menu de seleção de mídias.

Figura 2-30. Escolha a mídia de instalação

Modos de instalação FTP: Existem três modos de instalação FTP que você pode escolher: FTP ativo, FTP passivo e FTP via proxy.

FTP Ativo: Instalação à partir de um servidor FTP

Esta opção fará toda transferência FTP ser realizada em modo ``ativo''. Não funcionará atrás de um firewall, mas frequentemente funcionará com servidores FTP antigos, que não suportam modo passivo. Se sua conexão travar em modo passivo (o padrão), tente modo ativo!

FTP Passivo: Instalação à partir de um servidor FTP através de um firewall

Essa opção instrui o sysinstall a utilizar modo ``Passivo'' para todas operações FTP. Isso permite que o usuário passe através de firewall que não permite conexões entrantes em portas TCP randômicas.

FTP através de proxy HTTP: Instalação à partir de um servidor FTP atrvés de um proxy HTTP

Essa opção instrui o sysinstall à utilizar um protocolo HTTP (como se fosse um navegador) para se conectar em um proxy e realizar operações FTP. O proxy traduzirá as solicitações e as encaminhará ao servidor FTP. Isso permite que usuários passem por um firewall que não permite FTP, mas oferece um proxy HTTP. Neste caso é necessário especificar o proxy além do servidor FTP.

Para o servidor FTP normalmente basta definir o nome do servidor desejado como parte do nome de usuário, após um caractér ``@''. O servidor proxy ``simula'' o servidor real. Por exemplo, vamos assumir que você deseja instalar o sistema à partir de ftp.FreeBSD.org, usando o proxy FTP no servidor algum.exemplo.com, que escuta na porta 1024.

Nesse caso, você vai no menu de opções, define o usuário FTP como sendo ftp@ftp.FreeBSD.org, e define seu endereço de correio eletrônico como sendo a senha. Como mídia de instalação, especifique FTP (ou FTP passivo, se o proxy o suportar), e a URL ftp://foo.example.com:1234/pub/FreeBSD.

Partindo do princípio que /pub/FreeBSD em ftp.FreeBSD.org é acessado via procuração (proxy), você poderá instalar o sistema à partir daquela máquina (que irá acessar os arquivos de ftp.FreeBSD.org conforme seu processo de instalação os requisita).

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.