2.13. Preparando sua própria mídia de instalação

Nota: Para evitar redundâncias, a expressão ``disco do FreeBSD'' neste contexto, refere-se ao CDROM ou DVD do FreeBSD que você adquiriu ou criou sozinho.

Pode haver algumas situaçòes onde será preciso criar sua própria mídia de instalação ou origem. Pode ser mídia física como fita, ou uma origem de onde o sysinstall possa acessar todos os arquivos, como um sítio FTP local, ou uma partição MS-DOS®.

Por exemplo:

2.13.1. Criando um CD de instalação

Como parte integrante de cada versão, o projeto FreeBSD disponibiliza duas imagens de CD (``imagens ISO''). Estas imagens podem ser gravadas para gerar o disco de instalação do FreeBSD. Se você tem um gravador de CD e largura de banda suficiente, esta é a maneira mais fácil de instalar o FreeBSD.

  1. Baixe a imagem ISO correta

    As imagens ISO de cada versão podem ser baixadas à partir de ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES- arquitetura/versão ou do servidor espelho mais próximo. Substitua as expressões arquitetura e versão com os valores apropriados.

    Este diretório normalmente terá as seguintes imagens:

    Tabela 2-5. Nomes e significados das imagens ISO do FreeBSD

    Nome do arquivo Conteúdo
    versão-mini.iso Tudo que você precisa para instalar o FreeBSD.
    versão-disc1.iso Tudo que você precisa para instalar o FreeBSD, acrescido de quantos pacotes adicionais de terceiros couberem no disco.
    versão-disc2.iso Um ``sistema de arquivos vivo (Live)'', que costuma ser usado em conjunto com a opção de recuperação (``Repair'') do sysinstall. Uma cópia da árvore CVS do FreeBSD, e quantos pacotes de terceiros couberem no disco.

    Você deve baixar uma das duas, ou a imagem mini ISO ou o disco um. Não baixe ambos, afinal a imagem do disco um contém tudo que o mini ISO oferece, e um pouco mais.

    Use o mini ISO se o seu acesso à Internet é barato. Ele permitirá que você instale o FreeBSD, e todos os pacotes de terceiros você pode baixar e instalar usando o sistema de ports e packages (veja Capítulo 4) conforme necessário.

    Use a imagem do disco um, se você pretende obter uma seleção razoável de pacotes de terceiros no mesmo disco.

    As imagens adicionais de disco são úteis, mas não essenciais, especialmente se você tiver acesso rápido à Internet.

  2. Grave os CDs

    Você deve gravar as imagens de CD no disco. Se você pretende fazer isso em outro sistema FreeBSD, veja as informações em Seção 12.5 para obter mais informações (em particular, Seção 12.5.3 e Seção 12.5.4).

    Se você pretende fazê-lo em outra plataforma, então será preciso usar os utilitários existentes para controlar seu gravador de CD na plataforma em questão. As imagens disponíveis estão no formato ISO padrão, que a maioria das aplicações para gravação de CD suportam.

2.13.2. Criando um sítio FTP local com um disco do FreeBSD

Os discos do FreeBSD são dispostos da mesma forma como no sítio FTP. Isso torna a criação de um sítio FTP local muito fácil, para poder utiliza-lo em outras máquinas na sua rede ao instalar o FreeBSD.

  1. No servidor FreeBSD onde o sítio FTP ficará hospedado, garanta que o CDROM do FreeBSD está no dispositivo, e montado no ponto /cdrom.

    # mount /cdrom
    
  2. Crie uma conta para FTP anônimo no /etc/passwd. Para isso, edite o /etc/passwd com o comando vipw(8) e adicione esta linha:

    ftp:*:99:99::0:0:FTP:/cdrom:/nonexistent
    
  3. Garanta que o serviço de FTP está habilitado no /etc/inetd.conf.

Qualquer pessoa com conectividade em rede para sua máquina poderá escolher o tipo de mídia FTP e digitar ftp://sua máquia depois de selecionar a opção ``Other'' no menu de sítios FTP, durante a instalação.

AtençãoEssa abordagem está OK para qualquer máquina na sua rede local, e que esteja protegida por seu firewall. Oferecer serviços de FTP para outras estações na Internet (e não apenas na sua rede local) expõe seu computador à atenção de usuários mal intencionados, ou apenas indesejados. Recomendamos fortemente que você siga boas práticas de segurança para fazer isso.

2.13.3. Criando disquetes de instalação

Se você tem que instalar o sistema a partir de um disquete (o que nós não aconselhamos), ou por questões de equipamentos não suportados ou simplesmente porque você insiste em fazer as coisas da maneira difícil, primeiro você deve preparar alguns disquetes para a instalação.

No mínimo, você vai precisar de quantos disquetes forem necessários, de 1.44 MB ou 1.2 MB, para armazenar o diretório bin (distribuição binária). Se você estiver fazendo os disquetes à partir do DOS, então eles DEVEM estar formatados com o comando FORMAT do MS-DOS. Use o Explorer para formatar os discos (clique com o botão direito sobre o dispositivo A: e escolha ``Formatar''.

Não confie em disquetes pré-formatados de fábrica. Formate-os novamente, apenas para garantir. Muitos problemas já foram relatados e descobriu-se depois que o motivo era apenas mídias formatadas de maneira imprópria, e é por isso que estamos lembrando você deste detalhe.

Se você estiver criando os disquetes em outra máquina, formatar ainda é uma boa idéia, contudo não será necessário colocar um sistema de arquivos DOS em cada disquete. Você pode usar os comandos disklabel e newfs para definir UFS como sistema de arquivos, seguindo a sequência de comandos (para um disquete de 3.5", 1.44 MB) ilustrada a seguir:

# fdformat -f 1440 fd0.1440
# disklabel -w -r fd0.1440 floppy3
# newfs -t 2 -u 18 -l 1 -i 65536 /dev/fd0

Nota: Use fd0.1200 e floppy5 para discos de 5.25", 1.2 MB.

Depois você pode monta-los e escrever nos mesmos, como qualquer outro sistema de arquivos.

Depois de ter formatado dos disquetes, será necessário copiar os arquivos para eles. Os arquivos de distribuição são divididos em blocos com tamnhos definidos convenientemente para que cinco deles caibam em um disquete convencional de 1.44 MB. Utilize todos seus disquetes, empacotando quantos arquivos couberem em cada um deles, até que você tenha todas as distribuições desejáveis em disquete, sempre da mesma forma. Cada distribuição deve estar em um subdiretório do disquete, por exemplo: a:\bin\bin.aa, a:\bin\bin.ab, e assim por diante.

Uma vez que você tenha chegado à tela de seleção de mídia durante o processo de instalação, escolha select ``Floppy'' e você será indagado sobre o restante.

2.13.4. Instalando a partir de uma partição MS-DOS®

Para preparar uma instalação à partir de uma partição MS-DOS, copie os arquivos da distribuição no diretório chamado freebsd no diretório raiz da partição. Por exemplo, c:\freebsd. A estrutura de directório do CD ou do sítio FTP devem ser parcialmente reproduzidas neste diretório, então sugerimos fortemente a utilização do comando xcopy do MS-DOS, se estiver fazendo a cópia à partir do CD. Por exemplo, para preparar uma instalação mínima do FreeBSD:

C:\> md c:\freebsd
C:\> xcopy e:\bin c:\freebsd\bin\ /s
C:\> xcopy e:\manpages c:\freebsd\manpages\ /s

Assumindo que C: é onde existe espaço livre e E: é onde seu CDROM está inserido.

Se você não tem um dispositivo de CD, você pode baixar a distribuição à partir de ftp.FreeBSD.org. Cada distribuição está em seu próprio diretório; por exemplo, a distribuição base pode ser encontrada no diretório 5.3/base/.

Nota: Nas versões 4.X do FreeBSD e anteriores, a distribuição ``base'' era chamada de ``bin''. Ajuste os comandos e URLs apresentados acima de acordo com a versão que você estiver utilizando.

Desejando instalar muitas distribuições a partir de uma partição MS-DOS ( e tendo espaço livre para isso ), instale cada uma sob o diretório c:\freebsd -- A distribuição BIN é a única necessária para uma instalação mínima.

2.13.5. Criando uma fita de instalação

Instalar o sistema à partir de uma fita provávelmente é o metodo mais fácil de todos, bem perto de uma instalação FTP ou por CDROM. O programa de instalação espera que os arquivos sejam simplesmente empacotados com o tar(1) e colocados na fita. Depois de obter todos os arquivos da distribuição que você quer instalar, basta empacotá-los com o tar(1) na fita:

# cd /freebsd/distdir
# tar cvf /dev/rwt0 dist1 ...  dist2

Quando você realizar a instalação, deverá garantir que existe espaço suficiente para um diretório temporário (que você poderá escolher) que acomodará todo o conteúdo da fita que você criou. Devido à natureza não aleatória de acesso às fitas, este método de instalação requer um espaço considerável para armazenamento temporário. Você deve prever a necessidade de tanto espaço temporário quanto a quantidade de dados gravados na fita.

Nota: Ao iniciar a instalação, a fita deve estar no dispositivo antes de iniciar o processo de boot à partir do disquete. A varredura por dispositivos pode, do contrário, falhar em procura-lo.

2.13.6. Antes de instalar via rede

Existem três tipos de instalação por rede disponíveis. Porta serial (PPP ou SLIP), porta paralela (PLIP (cabo laplink)), ou rede Ethernet (qualquer placa de rede padrão, incluindo alguns dispositivos PCMCIA).

O suporte SLIP é um tanto primitivo e limitado primariamente à redes cabeadas, como um cabo serial ligado entre um laptop e outro computador. O link deve ser cabeado, pois a instalação SLIP no momento não oferece recursos para discagem; este suporte é oferecido com o utilitário PPP, que deve ser utilizado com preferência sobre SLIP sempre que possível.

Se você estiver usando um modem, então PPP certamente é sua única escolha. Garanta que você tem as informações do seu provedor de serviços em mãos, pois será necessário sabê-las bem no início do processo de instalação.

Se você usa PAP ou CHAP para se conectar ao seu ISP (em outras palavras, se você se conecta ao ISP no Windows sem usar uma rotina), então tudo que você precisa fazer é digitar o comando dial no terminal ppp. Do contrário, será necessário saber como discar para seu ISP, usando ps ``comandos AT'' específicos para seu modem, pois o discador PPP provê um emulador de terminal bastante simples. Por gentileza, refira-se ao handbook do PPP em modo usuário e às entradas da FAQ sobre PPP. Se você tiver problemas, as mensagens de log podem ser direcionadas à sua tela, utilizando os comandos set log local ....

Se existir uma conexão cabeada para outra máquina FreeBSD (2.0-RELEASE ou posterior) disponível, você deve considerar também a instalação por meio de um cablo ``laplink '' na porta parabela. O tráfego de dados em uma porta paralela é muito maior do que normalmente é possível em uma linha serial (cerca de 50 kbytes/sec), resultando portando em uma instalação mais rápida.

Finalmente, para a instalação por rede mais rápida possível, uma placa de rede Ethernet é sempre uma boa escolha! FreeBSD suporta a maioria das placas Ethernet disponíveis para PC; uma tabela das placas suportados (e suas configurações usuais) é disponibilizada nas Notas de Hardware de cada versão do FreeBSD. Se você estiver utilizando um dos cartões PCMCIA suportados, garanta também que ela está inserida antes que o laptop seja ligado! O FreeBSD não suporta, infelizmente, inserção à quente de cartões PCMCIA durante a instalação.

Você precisará também saber o seu endereço IP na rede, e o valor da máscara de rede para sua classe de endereçamento, bem como o nome da sua estação. Se você estiver instalando por meio de uma conexão PPP e não tem um endereço IP estático, não tema, o endereço IP é atribuido automaticamente pelo seu ISP. Seu administrador de sistemas pode informar que valores usar para uma configuração específica. Se você for fazer referência à outras estações por nome, e não por endereçamento IP, será necessário saber o endereço de um servidor de nomes e também o endereço do seu gateway (se você estiver utilizando PPP, é o endereço IP da outra ponta do provedor). Se sua intenção é instalar por FTP por meio de um proxy HTTP, será necessário saber o endereço do proxy. Se você não faz idéia da resposta para algumas ou a maioria destas questões, então você deveria conversar com seu administrador de sistemas ou seu ISP antes de tentar esse tipo de instalação.

2.13.6.1. Antes de instalar por NFS

A instalação NFS é trivial. Basta simplesmente copiar os arquivos da distribuição FreeBSD que você deseja utilizar no servidor NFS e apontar a seleção da mídia NFS para este servidor.

Se o servidor suporta exclusivamente acesso em ``portas privilegiadas'' (normalmente este é o padrão em estações de trabalho Sun), será necessário definir esta opção no menu ``Options '' antes que a instalação possa prosseguir.

Se sua placa de rede Ethernet é de baixa qualidade e sofre com taxas de transferência baixa, você ainda pode desejar habilitar a opção apropriada neste mesmo menu.

Para uma instalação NFS funcionar, o servidor deve suportar montagem de subdiretórios, por exemplo, se o diretório de sua distribuição FreeBSD 5.3 fica localizado em: ziggy:/usr/archive/stuff/FreeBSD, então o servidor ziggy deverá permitir montagem direta do /usr/archive/stuff/FreeBSD, não apenas do /usr ou /usr/archive/stuff.

No arquivo /etc/exports do FreeBSD, este controle é feito por meio das opções -alldirs . Outros servidores NFS podem manter convenções distintas. Se você estiver tendo problemas com permissões negadas (``permission denied'') no servidor, é muito provável que você não tenha habilitado estas configurações de forma apropriada.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.