2.6. Escolhendo o que instalar

2.6.1. Selecione o conjunto de distribuição

Decidir que conjunto de distribuição instalar depende muito da intenção de uso do sistema e da quantidade de espaço em disco disponível. As opções predefinidas vão da menor instalação possível à instalar tudo que estiver disponível. Usuários ainda não familiarizados com o ambiente UNIX® ou FreeBSD costumam escolher entre esses dois extremos. Customizar o conjunto de instalação tipicamente é uma tarefa para usuários mais experientes.

Aperte F1 para obter mais informações sobre cada conjunto de distribuição e seu conteúdo. Ao terminar a leitura do arquivo de ajuda, aperte Enter para voltar ao menu de seleção de distribuições.

Se uma interface gráfica com o usuário for desejável, as dsitribuições precedidas por um X devem ser escolhidas. A configuração do XFree86 e seleção de um desktop padrão faz parte dos passos de pós-instalação do sistema.

A versão padrão do XFree86 que está instalada depende da versão do FreeBSD que você está instalando. Em versões do FreeBSD anteriores à 4.6 o XFree86 3.X é o instalado. Para o FreeBSD 4.6 e posteriores, XFree86 4.X é a série instalada.

Você deve verificar se sua placa de vídeo é suportada no sítio WWW do XFree86 e. Se a placa não for suportada pela versão padrão que o FreeBSD instalará, você deve desmarcar a distribuição em questão em favor de uma distribuição sem a instalação do X. Após a instalação do sistema, instale e configure a versão apropriada do XFree86 usando a coleção de ports.

Se a compilação de um novo kernel é prevista, selecione uma opção que inclua o código fonte. Para mais detalhes sobre os motivos pelos quais um kernel customizado deve ser compilado ou sobre como compilar um novo kernel, veja a Capítulo 9.

Obviamente o sistema mais versátil é o que inclui tudo que estiver disponível. Se tiver espaço em disco adequado, selecione a opção All como apresentado em Figura 2-28 utilizando as teclas indicadoras e aperte Enter . Se existir preocupação sobre o espaço em disco considere utilizar a opção que melhor se adequar à sua situação. Não perca tempo tentando encontrar o conjunto perfeito de aplicações, tendo em vista que outras distribuições podem ser adicionadas após a instalação.

Figura 2-28. Escolha de distribuições

2.6.2. Instalando a Coleção de Ports

Após escolher a distribuição desejada, é apresentada a oportunidade de instalar a ``Coleção de Ports do FreeBSD''. A coleção de ports é uma maneira prática e conveniente de instalar programas. A coleção de ports não contém os códigos fontes necessários para compilar os programas. Ao invés disto, uma coleção de arquivos automatiza o download, compilação e instalação e pacotes de programas de terceiros. O Capítulo 4 discuste a utilização da coleção de ports .

O programa de instalação não verifica se você tem espaço o bastante para instalar a coleção de ports. Selecione esta opção apenas se você realmente tiver espaço o bastante. Por volta do FreeBSD 5.3, A Coleção de Ports do FreeBSD requer até 300 MB de espaço em disco. A cada nova versão do FreeBSD um valor maior pode seguramente ser assumido.

            User Confirmation Requested
 Would you like to install the FreeBSD ports collection?

 This will give you ready access to over 11,800 ported software packages,
 at a cost of around 300 MB of disk space when "clean" and possibly much
 more than that if a lot of the distribution tarballs are loaded
 (unless you have the extra CDs from a FreeBSD CD/DVD distribution
 available and can mount it on /cdrom, in which case this is far less
 of a problem).

 The ports collection is a very valuable resource and well worth having
 on your /usr partition, so it is advisable to say Yes to this option.

 For more information on the ports collection & the latest ports,
 visit:
     http://www.FreeBSD.org/ports

                  [ Yes ]     No

Selecione [ Yes ] com as teclas indicativas para instalar a coleção de ports ou [ No ] para pular esta opção. Aperte Enter para continuar. O menu de seleção de distribuição aparecerá novamente.

Figura 2-29. Confirmar distribuições

Se estiver satisfeito com as opções, selecione a opção Exit com as setas, garanta que [ OK ] está destacado, e aperte Enter para continuar.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.