12.6. Criação e utilização de disquetes

Trabalho original de Julio Merino. Reescrito por Martin Karlsson.

Armazenar dados em disquetes pode ser útil algumas vezes, por exemplo, quanto você não tem nenhum outro tipo de mídia de armazenamento removível ou quando você precisa transferir pequena quantidade de dados para um outro computador.

Esta seção explicará com utilizar disquetes no FreeBSD. Primeiramente, cobrirá a formatação e o uso de diquetes DOS de 3.5 polegadas, mas os conceitos são similares em relação ao uso de outros formatos.

12.6.1. Formatando disquetes

12.6.1.1. O Dispositivo

Disquetes são acessados através de entradas em /dev, assim como outros dispositivos. Para acessar um disquete gravado em raw no 4.X ou versões anteriores use /dev/fdN , onde o N inidica o número da controladora, usualmente 0, ou /dev/fdNX, onde X indica a letra do dispositivo.

Na versão 5.0 ou acima, use simplesmente o /dev/fdN.

12.6.1.1.1. O tamanho do disco no 4.X e nas versões anteriores

Estes também possuem os dispositivos /dev/fdN. size, onde size é o tamanho do disquete em kilobytes. Estas entradas são utilizadas em formatação de baixo-nível, para determinar o tamanho do disco. 1440kB é o tamanho que será utilizado no exemplo à seguir.

Algumas vezes as entradas no /dev terão de ser (re)criadas. Para fazer isso:

# cd /dev && ./MAKEDEV "fd*"

12.6.1.1.2. O tamanho do disco na 5.0 e versões superiores

Na 5.0, o devfs(5) administrará automaticamente os dispositivos em /dev, o que torna o uso do MAKEDEV desnecessário.

O tamanho desejado do disco é passado para o fdformat(1) atrvés da opção -f. Os tamanhos suportados são listados no fdcontrol(8), mas esteja avisado que o 1440kB é o que funciona melhor.

12.6.1.2. Formatando

Um disquete precisa ser formatado em baixo-nível antes de estar utilizável. Isto geralmente é realizado pelos fabricantes, mas este tipo de formatação é uma ótima maneira de verificar a integridade da mídia. E ainda é possível forçar tamanhos de discos maiores (ou menores), mas a maioria dos discos são desenvolvidos para o tamanho 1440kB.

Para formatar um disquete em baixo-nível você precisa utilizar o fdformat(1). Este utilitário necessita do nome do dispositivo como argumento.

Anote qualquer mensagem de erro, isso pode ajudar a determinar se o disco está bom ou ruim.

12.6.1.2.1. Formatando no 4.X ou versões anteriores

Utilize o dispositivo /dev/fdN.size para formatar o disquete. Insira um disquete novo de 3.5 polegadas no seu drive e execute:

# /usr/sbin/fdformat /dev/fd0.1440

12.6.1.2.2. Formatando no 5.0 e versões superiores

Utilize o dispositivo /dev/fdN para formatar o disquete. devices to format the floppy. Insira um disquete novo de 3.5 polegadas no seu drive e execute:

# /usr/sbin/fdformat -f 1440 /dev/fd0

12.6.2. O rótulo do disco

Depois da formatação de baixo-nível você precisará colocar um rótulo no disquete. Este rótulo será destruído mais tarde, mas é necessário mais tarde para o sistema determinar o tamanho e a geometria do disco.

O novo rótulo do disco indicará o disco todo, e conterá todas as informações próprias sobre a geometria do disquete. Os valores de geometria para rótulos de disquetes estão listados em /etc/disktab.

Você pode executar agora o disklabel(8):

# /sbin/disklabel -B -r -w /dev/fd0 fd1440

Nota: Desde o FreeBSD 5.1-RELEASE, o utilitário bsdlabel(8) substitui o velho programa disklabel(8). Com o bsdlabel(8), um número de opções e parâmetros obsoletos foram retirados; no exemplo a opção -r deveria ser retirada. Para mais informações, por favor, visite a página de manual do bsdlabel(8).

12.6.3. O sistema de arquivos

Agora o disquete está pronto para ser formatado em alto-nível. Isto estabelecerá um novo sistema de arquivos no disquete, que permitirá ao FreeBSD ler e gravar nele. Depois de criar um novo sistema de arquivos, o rótulo do disquete é destruído, portanto, se você desejar reformatar o disco será necessário recriar o rótulo do disquete.

O sistema de arquivos do disquete pode ser UFS ou FAT. FAT é geralmente a melhor escolha para disquetes.

Para estabelecer um novo sistema de arquivos no disquete, faça:

# /sbin/newfs_msdos /dev/fd0

O disquete agora está pronto para ser utilizado.

12.6.4. Utilizando o disquete

Para utilizar o disquete, monte-o como mount_msdos(8) (no 4.X e versões anteiores) ou como mount_msdosfs(8) (no 5.0 e versões superiores). Pode-se também utilizar o emulators/mtools da coleção de ports.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.