12.3. Adicionando Discos

Contribuição original de David O'Brien.

Vamos supor que desejamos adicionar um novo disco SCSI numa máquina que atualmente possui apenas um. Primeiro desligamos o computador e conectamos o novo disco ao computador seguindo as instruções fornecidas pelos fabricantes do computador, da controladora e do disco. Devido a este procedimento variar bastante, os detalhes desta operação estarão fora do escopo deste documento.

Realize login como usuário root. Após você ter instalado o disco, verifique o arquivo /var/run/dmesg.boot para certificar-se de que o novo disco foi encontrado. Continuando com o nosso exemplo, o novo disco adicionado será o da1 e nós vamos montá-lo em /1 (se você estiver adicionando um disco IDE, o nome do dispositivo será wd1 em sistemas pre-4.0, ou ad1 ma maioria dos sistemas 4.X).

Devido ao FreeBSD rodar em computadores compatíveis com IBM-PC, ele terá que respeitar o particionamento especificado pela BIOS do PC. Estas por sua vez são diferentes das partições tradicionais BSD. Um disco de um PC pode ter quatro entradas de partições na BIOS. Se o disco será totalmente dedicado ao FreeBSD você terá a opção de usar o modo dedicated. Ou então, o FreeBSD terá de viver como uma das partições da BIOS do PC. O FreeBSD chama as partições da BIOS do PC de slices ou fatias, então não as confunda com as partições BSD tradicionais. Você também pode usar slices num disco dedicado ao FreeBSD, mas usá-los em um computador que possua um outro sistema operacional instalado. Isso para não causar confusões com o utilitário fdisk de outros sistemas operacionais.

No caso do slice a unidade será adicionada como /dev/da1s1e. Isto é lido como: disco SCSI, unidade número 1 (segundo disco SCSI), slice 1 (Partição 1 da BIOS do PC), e e é uma partição BSD. Em um caso dedicado, a unidade será adicionada simplesmente como /dev/da1e.

12.3.1. Utilizando o sysinstall(8)

  1. Navegando no Sysinstall

    Você pode utilizar o /stand/sysinstall para particionar e definir os rótulos ou label que serão utilizados no novo disco de maneira fácil através de seus menus. Estando logado como usuário root ou utilizando o comando su. Execute /stand/sysinstall e entre no menu Configure. Dentro do FreeBSD Configuration Menu, vá descendo nas opções e selecione a opção Fdisk.

  2. fdisk Editor de Partições

    Uma vez no fdisk, nós podemos teclar A para usar todo o disco para o FreeBSD. Quando for perguntado se você quer ``manter a possibilidade de uso cooperativo com outro sistema operacional no futuro'' responda YES. Grave as alterações feitas no disco teclando W. Agora saia do FDISK teclando q. Em seguida, você será perguntado sobre o Registro Mestre de Inicialização(MBR, Master Boot Record). Desde que você esteja adicionando um disco num sistema em execução, selecione None.

  3. Editor de Rótulo(Label) de Disco

    Em seguida, você precisará sair do sysinstall e iniciá-lo novamente. Siga a mesma direção citada nos menus, porém agora selecione a opção Label. Você entrará então no Disk Label Editor (Editor de Rótulos de Discos). Onde são criadas as partições BSD tradicionais. Um disco pode ter oito partições, rotuladas de a-h. Alguns rótulos de partições tem um uso especial. A partição a é utilizada para a partição raiz ou root (/). Somente o disco do sistema (ex, o disco de onde seu sistema realiza o boot) deve ter uma partição a. A partição b é utilizada para partições de memória virtual(swap), e você pode ter vários discos com partições swap. A partição c endereça todo o disco no modo dedicado, ou toda a slice do FreeBSD no modo slice. As outras partições são para uso geral.

    O editor de rótulos do sysinstall prefere usar a partição e quando esta não for uma partição raiz ou swap. Uma vez no Editor de Rótulos, crie um sistema de arquivos único teclando C. Quando perguntado se este será um Sistema de Arquivos (FS, file system) ou swap, escolha FS e digite um ponto de montagem (ex, /mnt). Quando você estiver adicionando um disco após a instação do sistema, o sysinstall não criará as entradas no /etc/fstab para você, então o ponto de montagem definido não tem muita importância.

    Você agora está pronto para gravar o novo rótulo no disco e criar o sistema de arquivos. Faça isso teclando W. Ignore qualquer erro do sysinstall que não poderá montar a nova partição. Saia do Editor de Rótulos e do sysinstall.

  4. Finalizando

    Como último passo, edite o /etc/fstab para adicionar a entrada referente ao novo disco.

12.3.2. Utilizando utilitários de linha de comando

12.3.2.1. Utilizando Slices ou Fatias

Esta configuração permitirá que ao seu disco funcionar corretamente com um outro sistema operacional que possa estar estar instalado em seu computador e não se confundirá com com o utilitário fdisk de outros sistemas. É recomendado o uso deste método para instalar novos discos. Somente use o modo dedicated se você tiver uma boa razão!

# dd if=/dev/zero of=/dev/da1 bs=1k count=1
# fdisk -BI da1 #Inicializa seu novo disco
# disklabel -B -w -r da1s1 auto #Rotula ele
# disklabel -e da1s1 #Edita o rótulo do disco somente para criar e adicionar alguma partição
# mkdir -p /1
# newfs /dev/da1s1e #Repita isso em cada uma das partições criadas
# mount /dev/da1s1e /1 #Monta a partição
# vi /etc/fstab #Adiciona uma entrada apropriada no seu /etc/fstab.

Se você possuir um disco IDE, substitua o ad por da. Nos sistemas pre-4.X use wd.

12.3.2.2. Dedicado

Caso você não vá compartilhar este novo disco com outros sistemas operacionais, você poderá usar o modo dedicated ou dedicado. Lembre-se que este modo pode causar confusão nos sistemas operacionais Microsoft; entretanto, nenhum dano será causado por ele. O OS/2® da IBM, entretanto, irá tornar qualquer partição que ele não entenda numa partição ``apropriada''.

# dd if=/dev/zero of=/dev/da1 bs=1k count=1
# disklabel -Brw da1 auto
# disklabel -e da1               #Cria a partição `e'
# newfs -d0 /dev/da1e
# mkdir -p /1
# vi /etc/fstab               #Adicione a entrada para /dev/da1e
# mount /1

Um metódo alternativo é:

# dd if=/dev/zero of=/dev/da1 count=2
# disklabel /dev/da1 | disklabel -BrR da1 /dev/stdin
# newfs /dev/da1e
# mkdir -p /1
# vi /etc/fstab                   #Adicione a entrada para /dev/da1e
# mount /1

Nota: Desde o FreeBSD 5.1-RELEASE, o utilitário bsdlabel(8) substitui o velho programa disklabel(8). No bsdlabel(8) algumas opções e parâmetros obsoletos foram retirados; no exemplo anterior temos a opção -r que deve ser removida com o bsdlabel(8). Para ter mais informações, por favor, visite a página de manual do bsdlabel(8).

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.