17.5. Serviço de Dial-out

A seguir, dicas para que seu sistema conecte em outro computador através de um modem. Isto é apropriado para estabilizar uma sessão de terminal com um sistema remoto.

Isto pode ser útil para logar em um BBS.

Este tipo de conexão pode ser de extremo auxílio para conseguir um arquivo na Internet caso você tenha problemas com PPP. Caso você precise de fazer FTP de algo e o PPP falhar, use a sessão de terminal para o FTP, então use zmodem para tranferir o arquivo para a sua máquina.

17.5.1. Meu modem Stock Hayes não é suportado, o que posso fazer?

Atualmente, a página de manual para o tip está desatualizada. Há um discador genérico para Hayes já embutido. Só é necessário usar at=hayes no seu arquivo /etc/remote.

O driver Hayes não é inteligente o bastante para reconhecer algumas das avançadas funcionalidades dos modems--messages mais novos como BUSY, NO DIALTONE, ou CONNECT 115200, estas apenas irão confundí-lo. Você deve desativar estas mensagens quando utilizar o tip (utilizando ATX0&W).

Além disso, o intervalo entre discagens do tip é de 60 segundos. Seu modem deve utilizar um valor menor ou este achará que há um problema na comunicação. Tente ATS7=45&W.

Nota: O tip ainda não tem suporte completo a modems Hayes. A solução é editar o arquivo tipconf.h no diretório /usr/src/usr.bin/tip/tip. Obviamente, você precisará do código fonte do sistema para fazer isso.

Altere a linha #define HAYES 0 para #define HAYES 1. então execute os comandos make e make install. Tudo funcionará  bem após isso.

17.5.2. Como eu faço para entrar com estes comandos AT?

Faça o que é chamada de entrada ``direta'' em seu arquivo /etc/remote. Por exemplo, se seu modem está ligado fisicamente na primeira porta serial, a /dev/cuaa0, então insira a seguinte linha:

cuaa0:dv=/dev/cuaa0:br#19200:pa=none

Informe a maior velocidade suportada pelo seu modem na habilidade br. então, digite tip cuaa0 e você será conectado ao seu modem.

Caso não exista um /dev/cuaa0 no seu sistema, faça isso:

# cd /dev
# sh MAKEDEV cuaa0

Ou então, faça uso do comando cu como usuário root da seguinte maneira:

# cu -llinha -svelocidade

linha é a porta serial (/dev/cuaa0) e a velocidade é a velocidade (57600). Quando você terminar de entrar com os comandos AT tecle ~. para sair.

17.5.3. O sinal @ para a habilidade pn não funciona!

O sinal @ no número do telefone diz ao tip para que este verifique o arquivo /etc/phones para buscar um número telefônico. Mas o sinal @ também é um caractere especial com habilidades em arquivos como o /etc/remote. Fuja disso com um sinal /:

pn=\@

17.5.4. Como discar para um número telefônico pela linha de comando?

Coloque o que é chamado de entrada ``genérica'' no seu arquivo /etc/remote. Por exemplo:

tip115200|Disca para qualquer número telefônico à 115200 bps:\
        :dv=/dev/cuaa0:br#115200:at=hayes:pa=none:du:
tip57600|Disca para qualquer número telefônico à 57600 bps:\
        :dv=/dev/cuaa0:br#57600:at=hayes:pa=none:du:

então você pode fazer coisas como:

# tip -115200 5551234

Se você preferir utilizar o comando cu ao invés do tip, use uma entrada genérica para o comando cu:

cu115200|Use o comando cu para discar à 115200bps:\
        :dv=/dev/cuaa1:br#57600:at=hayes:pa=none:du:

e digite:

# cu 5551234 -s 115200

17.5.5. Toda vez que eu for fazer isso tenho que fazê-lo na mesma velocidade?

Coloque uma entrada para o tip1200 ou cu1200, mas vá em frente e utilize qualquer velocidade que seja condizente com a habilidade br. O tip acha um bom padrão 1200 bps que é o motivo para a entrada tip1200. Você não é obrigado a usar 1200 bps, no entanto.

17.5.6. Eu acesso diversos computadores através de um servidor de terminais

Particularmente para quem fica esperando até estar conectado digitando CONNECT <host> toda vez, utilize a habilidade cm do tip. Por exemplo, estas entradas em /etc/remote:

pain|pain.deep13.com|Computador do Forrester:\
        :cm=CONNECT pain\n:tc=deep13:
muffin|muffin.deep13.com|Computador do Frank:\
        :cm=CONNECT muffin\n:tc=deep13:
deep13:Servidor de Terminais do Instituo Gizmonics:\
        :dv=/dev/cuaa2:br#38400:at=hayes:du:pa=none:pn=5551234:

permitir  que você digite tip pain ou tip muffin para conectar aos computadores pain ou muffin, e tip deep13 para acessar o servidor de terminais.

17.5.7. O Tip pode tentar utilizar mais de uma linha para cada local?

Este problema ocorre com frequência em universidades que possuem diversas linhas com modems e milhares de estudantes tentando utilizá-los.

Faça uma entrada para sua universidade em /etc/remote e use o @ para a habilidade pn:

big-university:\
        :pn=\@:tc=dialout
dialout:\
        :dv=/dev/cuaa3:br#9600:at=courier:du:pa=none:

então, informe os números da universidade no /etc/phones:

big-university 5551111
big-university 5551112
big-university 5551113
big-university 5551114

O tip tentará cada um dos números em ordem e então desistirá. Se você desejar que outras tentativas sejam feitas, execute o tip num laço de repetição como o ``while''.

17.5.8. Por que eu tenho que pressionar Ctrl+P duas vezes para enviar um Ctrl+P?

A combinação Ctrl+P é o padrão para ``forçar'' um caractere, utilizado para dizer ao tip que o próximo caractere é um dado literal. Você pode utilizar o escape ~s para definir o caractere de forçar qualquer outro, o que significa ``definir uma variável.''

Digite ~sforce=caractere único seguido pela nova linha. O caractere único é qualquer caractere. Se você não informar o caractere único, então será forçado o caractere nulo, que você obtem com Ctrl+2 ou Ctrl+Space. Um bom valor para o caractere único é Shift+Ctrl+6, que só é utilizado em alguns servidores de terminais.

Você pode ter o caractere que quiser especificando num arquivo em seu diretório pessoal, $HOME/.tiprc:

force=<caractere único>

17.5.9. Repentinamente tudo que é digitado aparece em letra maiúscula??

Você tem que pressionar Ctrl+A, o ``caractere de levantamento'' do tip especialmente designado para pessoas com a tecla caps-lock quebradas. Use o ~s como abaixo para definir algo cabível como raisechar(caractere de levantamento). De fato, você pode definir o mesmo que o caractere de forçar caso você nunca venha a fazer uso destas funcionalidades.

Temos aqui um exemplo, um simples arquivo .tiprc perfeito para usuários do Emacs que necessitam digitar Ctrl+2 e Ctrl+A diversas vezes:

force=^^
raisechar=^^

O ^^ é o Shift+Ctrl+6.

17.5.10. Como transfiro arquivos com o tip?

Se você estiver falando de um outro sistema UNIX®, você pode enviar e receber arquivos com ~p (put) e ~t (take). Estes comandos executam cat e echo no sistema remoto para aceitar e enviar arquivos. A sintaxe é:

~p Arquivo-local [Arquivo-remoto]

~t Arquivo-remoto [Arquivo-local]

não há checagem de erro, então você deve utilizar um outro protocolo para isso, como zmodem.

17.5.11. Como eu executo o zmodem com o tip?

Para receber um arquivo, inicie o programa de envio no sistema remoto. então, digite ~C rz para iniciar o recebimento localmente.

Para enviar arquivos, inicie o programa de recebimento no sistema remoto. então, digite ~C sz arquivos para enviá-los para o sistema remoto.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.