7.5. Dicas de configuração de dispositivos

Contribuído por Tom Rhodes.

Nota: Esta é uma característica do FreeBSD 5.0 e posteriores que não existe em versões anteriores.

Durante a inicialização do sistema, o boot loader(8) irá ler o arquivo device.hints(5). Este arquivo armazena informações de inicialização do kernel conhecidas como variáveis, sobretudo referenciando as vezes ``device hints''. Estas ``device hints'' são usadas pelos drivers do dispositivo para configuraração do dispositivo.

Dicas de configuração de dispositivos podem também ser especificados no estágio 3 no prompt de inicializaçáo. Variáveis podem ser adicionadas usando comando set, removidas com o comando unset, e visualizadas com o comando show. Variáveis setadas dentro do arquivo /boot/device.hints podem ser canceladas aqui também. Device hints incorporadas na inicialização não são permanentes e serão perdidas na próxima inicialização.

Uma vez que o sistema é carregado, o comando kenv(1) pode ser usado para obter todas as variáveis.

A sintaxe para o arquivo /boot/device.hints é uma variável por linha, usando a mistura padrão ``#'' como marcadores do comentário. Linhas são construidas como segue:

hint.driver.unit.keyword="value"

A sintaxe para o estágio 3 do boot loader é:

set hint.driver.unit.keyword=value

driver é o nome do dispositivo, unit é o número do driver do dispositivo, e keyword é a sugestão keyword. O keyword pode consistir nas seguintes opções:

Os drivers do dispositivo podem ou não aceitar (se requerido) mais hints não listadas aqui, é recomendado que veja a página do manual deles. Para maiores informações, consulte as páginas de manuais device.hints(5), kenv(1), loader.conf(5), e loader(8).

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.