6.2. Configuração Inicial

6.2.1. Estrutura de Particionamento

6.2.1.1. Partições Base

Ao configurar sistemas de arquivo com disklabel(8) ou sysinstall(8), lembre-se que discos rígidos transferem dados mais rapidamente das trilhas mais externas para as internas. Desta forma, sistemas de arquivos menores e mais acessados devem estar mais próximos da parte de fora do disco, enquanto partições maiores como /usr devem estar mais próximas à parte de dentro. É uma boa idéia criar partições nesta ordem: raíz. swap, /var, /usr.

O tamanho de /var reflete na intenção de uso da máquina. /var é usado para abrigar caixas de correio, arquivos de log e filas de impressão. Caixas postais e arquivos de log podem crescer em tamanhos não esperados dependendo da quantidade de usuários e por quanto tempo os arquivos de log são mantidos. Muitos usuários nunca precisarão de um gigabyte, mas lembre-se que /var/tmp deve ser grande o bastante para abrigar pacotes.

A partição /usr abriga a maioria dos arquivos necessários ao sistema, a coleção ports(7) recomendada) e o código fonte (opcional). Ambos são opcionais no momento da instalação. Pelo menos 2 gigabytes são recomendados para esta partição.

Ao selecionar tamanhos de partições, tenha em mente os requisitos de tamanho. Ficar sem espaço em uma partição enquanto outra é pouco usada pode ser um pouco chato.

Nota: Alguns usuários perceberam que o dimensionador padrão Auto-defaults do sysinstall(8) algumas vezes selecionam partições /var e / em tamanhos menores que o necessário. Particione de maneira inteligente e generosa.

6.2.1.2. Partição de Swap

Como regra geral, a partição de swap deve ser mais ou menos o dobro do tamanho da memória do sistema (RAM). Por exemplo, se uma máquina possui 128 megabytes de memória, o arquivo de swap deveria ser de 256 megabytes. Sistemas com pouca memória podem obter melhor performance com mais swap. Menos que 256 megabytes de memória não é recomendado e uma expansão deve ser considerada. Os algoritmos de paginação da memória virtual (VM) são sintonizados para obter melhor desempenho quando a partição de swap é pelo menos duas vezes o tamanho da memória. Configurar um swap muito pequeno pode levar à ineficiência no código de procura de página da memória virtual e pode criar problemas se mais memória for acidionada.

Em sistemas maiores com multiplos discos SCSI (ou multiplos discos IDE operando em controladoras diferentes), é recomendado que o swap seja configurado em cada disco (para até quatro discos). As partições de swap devem ser aproximadamente do mesmo tamanho. O kernel pode manipular tamanhos arbitrários mas estruturas de dados internas escalam à até 4 vezes para a maior partição. Manter as partições de swap com aproximadamente o mesmo tamanho permitirá ao kernel otimizar a distribuição do espaço de swap pelas partições. Não há problemas em ter grandes partições de swap, mesmo que o swap não seja muito usado. Isto pode facilitar a recuperação de dados de um programa antes de ser forçado a reinicializar a máquina.

6.2.1.3. Porque Particionar?

Muitos usuários pensam que uma partição grande e única é suficiente mas, por várias razões, isto seria uma má idéia. Primeiro, cada partição possui características operacionais diferentes e separá-las permite ao sistema de arquivos uma sintonia de acordo. Por exemplo, as partições root e /usr recebem mais acessos de leitura, e pouca escrita. Enquanto que muita leitura e escrita pode ocorrer em /var e /var/tmp.

Através de um particionamento adequado, a fragmentação introduzida em partições pequenas com muitos acessos de escrita não prejudicará as partições com mais acessos de leitura. Manter as partições com mais acesso de escrito mais próximas à borda do disco proporcionará melhora na performance de I/O nas partições onde isto ocorre com mais freqüência. Enquanto a performance de I/O pode ser necessária em partições maiores, colocá-las mais na parte externa do disco não promoverá uma melhora de performance em relação à mover o /var para a borda do disco. Finalmente, existem preocupações com a segurança. Uma partição raíz menor, mais pura, que tem mais acessos de leitura, tem uma chance maior de sobreviver à um crash.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.