Cálculos Fotográficos
Essa página foi obtida originalmente em http://www.tawbaware.com/maxlyons/calc.htm
e colocada aqui de modo a ser traduzida para o português.
Aqui estão diversos cálculos usados por fotógrafos.
Todos os cálculos estão escritos em Javascript, o que
sifnifica que você precisa de um navegador compatível
com isso, como a maioria dos navegadores atuais
(IE/Firefox/Opera/Chrome/Safari/etc). Isso também
significa que você pode salvar/baixar a página e usá-la
sem precisar estar conectado à Internet. Campos
mostrados em vermelho à esquerda do botão
"calcular" são para você colocar dados. Campos
em azul à direita do botão "calcular"
são onde os resultados aparecerão.
Esse é o cálculo de profundidade de campo, baseado na
abertura, distância focal, distância do objeto e Círculo de
Confusão (Circle of Confusion - CoC). Um CoC de .03 é
geralmente apropriado para uma câmera de 35mm. Para a
maioria das DSLRs atuais com um sensor cropado (Canon
20D/30D/40D/50D/XTi/XSi/T1i, Nikon
D40/D60/D90/D200/D300/D5000, etc.), um valor menor seria
mais adequado. Por conta do tamanho menor do sensor dessas
câmeras se comparado com as 35mm, a imagem deve ser
aumentada para qualquer tamanho de impressão. Um valor de
0.019 é mais rasoável nesses casos. Para câmeras com
sensores ainda menores (Canon A650, Canon G9) com sensores
1/1.8" (7.18 x 5.32 mm), pode se usar um valor de
0.006.
Esse cálculo mostra quantos graus e pixels ocorrem num erro
de perspectiva quando uma câmera é rodada em torno de um
ponto que não é o ponto sem erro de perspectiva (também
conhecido como NPP (No Parallax Point) ou incorretamente
como ponto nodal).
É útil para fotógrafos que tiram sequências de fotos para
juntá-las numa panorâmica. O "Distância do NPP" é a
distância em mm entre o ponto em torno do qual se fez (ou se
fará) o giro e o ponto ideal. O resultado mostra quanto dois
objetos em diferentes distâncias da câmera (um perto e outro
longe) vão mudar de posição entre si quando rodarmos um
ângulo específico.
Outra forma de pensar seria supor que dois objetos estão perfeitamente alinhados, então o cálculo mostrará por quantos graus e quantos pixels eles se separarão ao rodarmos a câmera um determinado número de graus.
Pra qualquer ângulo de giro, imagens com maiores dimensões (mais pixels) e/ou menores campos de visão (fov) terão maiores deslocamentos em pixels.
Outra forma de pensar seria supor que dois objetos estão perfeitamente alinhados, então o cálculo mostrará por quantos graus e quantos pixels eles se separarão ao rodarmos a câmera um determinado número de graus.
Pra qualquer ângulo de giro, imagens com maiores dimensões (mais pixels) e/ou menores campos de visão (fov) terão maiores deslocamentos em pixels.
Esse cálculo mostra o campo de visão angular (em graus) para
lentes com determinada distância focal em uma câmera 35mm.
Para a maioria dos usuários de câmeras digitais SLRs é
necessário usar um multiplicador de distância focal maior
que 1, pois essas câmeras tem normalmente um sensor menor
que o tradicional de 35mm. Em outras palavras, a maioria
dessas câmeras não é "full frame". Para a maioria delas o
uso de um multiplicador de distância focal de 1.5 a 1.6 será
adequado. No caso de uma full frame use multiplicador 1.
Nota: esse cálculo assume um aspecto de imagem de 3:2.
This calculator computes the field of view, measured in
feet or meters, for a lens of a specified focal length on a 35mm camera.
For most modern consumer level digital SLR cameras, a
focal length multiplier of greater than 1 is appropriate because
these cameras have a smaller sensor than a 35mm negative. For these
cameras a focal length multiplier of approximately 1.5-1.6 is
appropriate. Note: This calculator assumes a standard width/height
image ratio of 3:2.
This calculator computes the number of images and lens focal
lengths required to create a mosaic image covering
the same field of view as a single image. For any given field of
view, overlap percentage, and focal length multiplier (1.6 for most
modern digital SLR cameras) the calculator determines the focal
length of the lens that is needed for each shot in a mosaic
consisting of different numbers of images.
This calculator computes the equivalent lens focal length and
aperture necessary to produce the same angular field of view and depth of
field on two cameras with different sensor sizes. For example, a
DSLR camera like the Canon T4i, Canon 60D or Canon 7D (with their sensor sizes of 22.3 x 14.9mm)
can be compared to a compact camera like the Canon G12
(sensor size of 7.6 x 5.7mm), Sony RX100 (sensor size of 13.2 x 8.8mm)
or a four-thirds format camera (sensor size of 17.3 x 13.0mm). Cameras with smaller
sensors need shorter focal length lenses to achieve the same field of view
as the DSLR, and do not need to stop down as much as the DSLR to achieve
the same depth of field. A 50mm lens on the Canon T4i/60D/7D,
stopped down to F11, gives the same angular field of view and
depth of field as the Canon G12 at 17.7mm/F4, the Sony RX100 at 29.6mm/F6.5
and a four-thirds camera at 40.3mm/F8.9.
This calculator also computes the maximum number of megapixels that the sensor can contain before becoming diffraction limited. In other words, for any given aperture and sensor dimension (in millimeters), this calculator computes the number of megapixels at which the system becomes diffraction limited...the point beyond which adding more megapixels to the sensor is futile, because those extra pixels do not resolve any more detail. Note: This calculation is based on a wavelength of green light (510 nanometers, approximately in the middle of the visible spectrum), and the Rayleigh criterion for calculating when objects are said to be "just resolved". More details about this here and here.
This calculator also computes the maximum number of megapixels that the sensor can contain before becoming diffraction limited. In other words, for any given aperture and sensor dimension (in millimeters), this calculator computes the number of megapixels at which the system becomes diffraction limited...the point beyond which adding more megapixels to the sensor is futile, because those extra pixels do not resolve any more detail. Note: This calculation is based on a wavelength of green light (510 nanometers, approximately in the middle of the visible spectrum), and the Rayleigh criterion for calculating when objects are said to be "just resolved". More details about this here and here.