Canhões no Forte de Copacabana em Visita Virtual 360°

O Forte de Copacabana foi construído entre 1908 e 1914, tendo ficado ativo com sua função bélica até 1987, quando começou a abrigar o Museu Histórico do Exército (MHEx). Ele foi concebido, ao final do século XIX, para compor o sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro e de seu porto. Sua função principal dentro de tal sistema era impedir a aproximação de navios inimigos que pudessem ameaçar a entrada da Baía de Guanabara. Mais informações podem ser encontradas no site do Forte.

Estive por lá por conta de um concurso de fotografias que o Forte promoveu. A grande vantagem é que, por conta do concurso, os fotógrafos puderam ter acesso a áreas onde normalmente o público não pode circular. Essa é a primeira de algumas fotos que fiz no local. Essa é a parte que mais adentra ao mar, onde estão estrategicamente posicionados os canhões. Pode se observar um pouco abaixo o soldado que me acompanhou durante cerca de duas horas. Com isso pude, por exemplo, ficar entre esses dois canhões. Normalmente não é permitido sair de dentro do caminho feito com cordas mostrado um pouco afastado no sentido oposto ao extremo do Forte.

Um pouco mais ao longe, na praia, podemos ver as obras do novo Museu da Imagem e do Som, à esquerda do Hotel Othon. Mais adiante é possível avistar a silhueta da torre do Rio Sul e o morro do Pão de Açúcar. Do outro lado vemos o Arpoador, com sua grande torre de iluminação noturna, que pode ser bem vista em um tour que já publiquei do local. As Ilhas Cagarras marcam sua presença também.

inscreva-se

Canhões do Forte de Copacabana em 360°
Canhões do Forte de Copacabana em 360°

Ficha Técnica

Por conta das condições do local preferi usar o mastro em praticamente todas as fotos que fiz, com exceção de uma, bem ali perto de um desses canhões, e outra aérea que fiz da praia, fora do Forte. Espero em breve postar as outras por aqui.

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: