Tour Virtual 360° em Carolina, Maranhão, 2011

Oi pessoal,

essa é uma “remasterização” de fotos que tirei em 2011 e terminei de publicar em 2012. Na verdade as fotos são as mesmas, o que foi remodelado foi o tour virtual. Esse é o primeiro teste que faço com a visita virtual compatível com dispositivos de Realidade Virtual, como o Google Cardboard, Óculos Rift e outros. Esses pequenos dispositivos vão te permitir uma experiência ainda mais imersiva. O que mais me chamou a atenção foi o Cardboard, pela sua extrema simplicidade. Ele não é nada além de uma caixa de papelão com um pequeno par de lentes que te permite olhar pro seu celular bem de pertinho. É possível comprá-lo pela Internet em diversos lugares tradicionais de compras de artigos chineses e de vendas entre pessoas físicas.

Pra adaptar a visita virtual ao dispositivo estou usando uma versão ainda experimental do krpano, o programa que uso para disponibilizar as fotos online. Infelizmente apenas uma pequena minoria terá acesso a esses brinquedos e alguns desses ainda podem não ter um celular compatível. Espero que alguns consigam experimentar essa sensação.

Carolina fica no interior do Maranhão, Nordeste do Brasil. As fotos foram feitas ali e em outros locais nos arredores. A Torre da Lua, por exemplo, já não é mais em Carolina, mas é comum se hospedar ali para subir o platô. Escolhi essas fotos por que são das mais visitadas aqui no blog até hoje. Fazendo uma busca por “Carolina” aqui no blog você encontra os artigos originais das fotos quando publicadas pela primeira vez e vai poder saber um pouco mais sobre a região ou como foram feitas as imagens.

inscreva-se

VR Tour Carolina Maranhao
VR Tour 360° Carolina Maranhão

Ficha Técnica:

Como comentei acima, usei aqui uma pré-release do krpano 1.19, o que espero que traga mais novidades do que problemas. A grande novidade é a funcionalidade de Realidade Virtual (VR) que aparece quando abrimos o tour num dispositivo móvel. Ao clicar em “Enter VR” a tela se dividirá em duas e poderemos calibrar as coisas antes de fechar a configuração para experimentar a RV. O que normalmente precisa ser ajustado é o IPD, que em geral precisa ser diminuído. No meu Samsung S3, por exemplo, botei 60 e num iPhone 5 botei 50.

Tela Configurações VR

O ajuste do IPD vai permitir que as imagens se encaixem bem ao olharmos pelo dispositivo. Experimente primeiro e se tiver que forçar a vista para que elas se encaixem então ajuste o valor.

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: