Convento Santo Antônio em 360×180°, Largo da Carioca, Rio de Janeiro – Setembro/2014

A pedra fundamental do convento foi colocada em 4 de julho de 1608 pelos padres franciscanos, a única Ordem que jamais deixou o Brasil desde seu descobrimento. Eles vieram junto com Pedro Álvares Cabral e ficaram inicialmente na praia de Santa Luzia, se mudando só depois para o morro de Santo Antônio, chamado assim pois ali havia uma capelinha em homenagem ao santo. Em 1615 os primeiros Frades entraram no convento, que depois de um tempo ficou pequeno. Tinha apenas um piso. Foi substituído pelo atual em 1748, mas as obras terminaram apenas em 1780. (fonte: site oficial do convento) Atualmente encontra-se em reforma desde 2007. A previsão de conclusão inicial era 2014, mas o local ainda encontra-se com tapumes e andaimes de obras.

Durante a restauração foram encontradas algumas preciosidades, como alguns confessionários escondidos atrás de paredes erguidas durante as várias reformas históricas que o local sofreu. Tais peças são consideradas as mais antigas do Brasil. (fonte: o globo).

A visita ao local tem partes liberadas, mas a igreja principal, de uma beleza dourada estonteante, custa R$ 2,00. É permitido fotografar livremente, inclusive com tripés. Espero poder levar vocês até lá com este pequeno tour virtual. O local é imenso e mostro aqui apenas uma pequena parte dele. No site oficial é possível obter mais informações das diversas partes que compõem a construção.

Convento Santo Antônio
Convento Santo Antônio em tour virtual 360×180°

Ficha Técnica:

Essas fotos foram feitas durante um “passeio fotográfico” num curso de Fotografia Panorâmica que ministrei num projeto de voluntariado corporativo pela empresa em que trabalho. A ideia do curso era que os alunos aprendessem basicamente a montar as fotos, de modo a prestar esse tipo de serviço a fotógrafos, então a maioria das fotos foram feitas por mim mesmo. Infelizmente a carga horária do curso não permitiu que eles terminassem as montagens, motivo pelo qual só agora, alguns meses depois, resolvi aproveitar as fotos feitas. Em algumas fotos eles aparecem, em geral de calça jeans e blusa azul. Parabéns a essa garotada aplicada que buscou mais essa oportunidade pra aprimorar seus conhecimentos técnicos. Agradeço ainda aos demais voluntários do projeto. Infelizmente não tenho autorizações para divulgar nomes, mas quis deixar aqui o depoimento mesmo assim.

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: