Latinoware 2014 em panoramas 360°

Oi pessoal,

mais uma vez foi um prazer participar Latinoware, esse evento de puro compartilhamento de conhecimento. Mais de 4.000 pessoas reunidas em nome do saber, pra aprender e mostrar, pra contribuir e celebrar a liberdade de poder explorar o que está por trás das coisas. Software Livre é algo que muita gente ainda não sabe o que é, mas que está cada vez mais levando sua filosofia para outras áreas. Hoje já existem projetos livres em vários outros nichos, como projetos de máquinas e até cervejas.

Como sempre o evento ocorre no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) com o apoio da Usina, lá em Foz do Iguaçu. Isso facilita muito a presença de nossos amigos das duas fronteiras vizinhas, com o Paraguai e Argentina, enriquecendo o evento. O SBT fez uma breve reportagem sobre o evento, que pode ser vista na Internet.

Praqueles que passarem por aqui e por acaso não souberem o que é, o Software Livre é, tentando resumir muito, mais do que software. Ele trás uma filosofia de liberdade. Ele é não só gratuito, mas o seu código fonte, seu projeto, é aberto e qualquer um pode estudá-lo, modificá-lo e compartilhar o software e o conhecimento que está por trás dele. Há muito mais além disso do que pode parecer num primeiro momento. Escolher um software livre em detrimento de um software comercial é uma opção social, uma opção de amor ao próximo. Ele facilita o estudo, a disseminação de conhecimento, a retenção de recursos nos locais de origem e a economia local, na medida em que as pessoas não precisam comprar softwares produzidos em outros lugares, exportando divisas.

Bom, mas aqui é um site de fotografia panorâmica, então pra mais referências indico como um link inicial a página de Software Livre da Wikipedia. A Wikipédia, aliás, tem muita relação com o Software Livre. Ela usa software livre e ela prega o compartilhamento livre de conhecimento, sem pagamentos para seu uso. O software produzido para suportá-la é livre, qualquer um pode instalar um wiki igualzinho a ela.

No Latinoware acabei fazendo 3 fotos sem montá-las num tour virtual. A de maior sucesso é sem dúvida a foto feita no momento da foto oficial do evento, quando se reuniram centenas de participantes que estavam por ali na hora.

Latinoware 2014 - Foto Oficial 360°
Latinoware 2014 – Foto Oficial 360°

Outra foto de um momento solene foi feita no auditório principal do evento, o Espaço Brasil, durante a apresentação do Hino Nacional, oficializando a abertura do congresso.

Latinoware - Abertura durante o Hino Nacional
Latinoware – Abertura durante o Hino Nacional em 360°

E quem eu encontrei na entrada do galpão de expositores quando passava por ali inadvertidamente? Os mascotes oficiais do evento! E deu-se o milagre da multiplicação!

Mascotes multiplicados em foto 360°
Mascotes multiplicados em foto 360°

Ficha Técnica:

A foto durante o Hino foi feita com um novo Philopod, mais comprido, que fiz recentemente. Ele deixa a máquina na altura acima da minha cabeça. A foto dos mascotes foi feita com o philopod normal e a oficial com um mastro.

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: