Ponto SEP – Descanse em Paz “ponto nodal”

Oi pessoal!

Não sei se todos que lerem isso já terão ouvido falar num tal de “ponto nodal”. Bom, que não ouviu é melhor nem perder tempo. Esquece logo! Por que, segundo conceitos de ótica (física) é incorreto o uso que se faz do termo no mundo da fotografia panorâmica. O termo é comumente utilizado para indicar o ponto sobre o qual passa o eixo ideal de giro para se tirar várias fotos com o objetivo de uni-las depois, formando uma panorâmica. Esse ponto pode ser entendido como a “entrada da iris da lente da câmera”, a “pupila” da lente.

O que é esse ponto afinal?

Girando a câmera, seja na horizontal, vertical, qualquer direção, em torno de um eixo que passe por esse ponto, a perspectiva dos objetos da cena não se alterará.  Em outras palavras posição relativa dos objetos se manterá à medida em que a câmera gira. Por exemplo, se um poste mais próximo está em frente a um carro lá longe e isso está no canto esquerdo da minha primeira foto, ao girar a câmera pra esquerda, colocando esses dois elementos à direita da tela pra fazer a segunda foto, eles se manterão na mesma posição entre si, ou seja, o poste na frente da mesma parte do carro. Se eu fizer o giro saindo desse ponto haverá um “Erro de Perspectiva” na junção das fotos, simplesmente por que a perspectiva mudará se eu me deslocar, se a pupila da lente mudar de lugar.

O termo em inglês mais usado é NPP, que é a sigla de No Parallax Point, cuja tradução livre pode ser o Ponto sem Erro de Perspectiva. Uma boa sugestão pra chamá-lo em bom português me parece então ponto SEP e vou passar a mencioná-lo assim aqui no meu site.

Pra tentar entender melhor isso veja esse artigo que publiquei aqui. Outra fonte de informação também é esse manual.

Abs, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: