Tour Virtual no FLISOL 2014 em Niterói

Oi pessoal,

neste sábado 26/04/2014 tive o prazer de ministrar mais uma palestra de Fotografia Panorâmica Imersiva, dessa vez no FLISOL 2014, em Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro. O FLISOL é um evento que acontece paralelamente em vários locais, onde a galera arruma uma maneira de organizar. Originalmente é um festival de instalação (daí a sigla Festival Latinoamericano de Instalação de SOftware Livre), onde o pessoal leva seus equipamentos e os especialistas se propõem a instalar os softwares desejados voluntariamente para os que entendem menos do assunto.

Esses eventos procuram difundir a cultura do software livre e outras coisas associadas. Muita coisa boa pode sair daí, cidadania, espírito social, formação de valores humanos e muito mais. Sempre que posso estou presente e participo desse tipo de evento.

Nessa edição o pessoal inovou e conseguiram fazer uma grade de palestras em dois auditórios simultâneos. Parabéns aos organizadores!

Minha palestra foi no auditório 2, com gente até no chão! Dela surgiu a panorâmica de entrada desse pequeno tour virtual feito no local.

FLISOL 2014 em 360º
FLISOL 2014 em 360º

 

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

4 comentários sobre “Tour Virtual no FLISOL 2014 em Niterói

  1. Ola Cartola, admiro muito o seu trabalho. gostaria de saber de como ficar sabendo destas palestras que você faz, pois gostaria muito de ir. Tenho uma Mark II, porém, a grana está curta para comprar uma 8-15mm como a sua. Qual a sua sugestão de uma lente, melhor custo benefício. Sei que quanto maior for a distancia focal terei que fazer a panoramica com muito mais fotos, será que estes conversores olho de peixe que vendem no mercado livre ajudam? Um abraço.

    • Oi Renato,

      obrigado pelo apoio. Pode ficar sabendo entrando na minha lista de divulgação. Aqui no blog tem um “inscreva-se” onde cadastro emails pra divulgação das panorâmicas e eventos. Se quiser já cadastro esse seu email que passou para postar a mensagem. Pode também curtir cartola360 no face. Os últimos panoramas têm todos um link para curtir. Enfim, fica da sua preferência. Eu não consigo acompanhar tudo pelo face, em geral prefiro email, mas muita gente não usa mais email e está sempre ligada no face.

      Te recomendo levantar a discussão da lente no Panoforum. Já tem uns tópicos lá sobre lentes, mas pode comentar de novo. Pra uma mais geral recomendaria a Samyang ou equivalente, que é uma 8mm que na fullframe vai te dar uma panorâmica com 4 fotos ou até 3. Eu tenho preferido 12mm com a 8-15mm, então pode ver se alguma fixa com distância focal maior te parece legal. Nunca ouvi falar bem dos conversores. Em geral têm a ótica meio ruim.

      Um abraço, Cartola.

    • Legal Roberta!

      Dei duas palestras semana passada em Porto Alegre no FISL. Uma sobre fotografia panorâmica e outra sobre edição de fotos com o GIMP. O evento filmou e disponibilizou a maioria das palestras online. Se tiver interesse pode procurar por “Cartola”, além de ver outras ótimas palestras, na página da grade do evento. Veja que esse link é do primeiro dia de palestras. A minha de GIMP, por exemplo, está no dia 08 e tem que clicar lá em cima pra ver a grade de outro dia.

      Abraços!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: