Torrey Pines Glideport, La Jolla, California, em foto 360º

“Queria saber voar
Pra lá do alto poder ver você
Te ver sorrir te ver sonhar
Coisas lindas quero te dizer

Se um anjo encontrar
Eu vou pedir pra ele te proteger
Oh, estrela, que me faz enxergar
Que a vida é linda de viver”

trecho da música “Saber Voar” do grupo Chimarruts.

Ah, voar, … sonho do homem desde os tempos da mitologia grega. Ícaro morreu ao cair tentando deixar Creta voando. De lá pra cá, até Santos Dumont e os irmãos Wright, só vivíamos de sonhos. Hoje voar é fácil: balão, avião, asa delta, parapente, para glide, ultraleve, wingsuit, …

voar, subir, subir! Confesso que pensei em botar a música “Sonho de Ícaro” do Biafra, mas depois do acidente dele com um parapente acho que ia ficar meio debochado. A cena também me lembra aquela “I’d Rather Hurt Myself”, que foi tema da novela Pai Heroi como o Melô da Asa e, se não me engano, era também da propaganda do cigarro Holywood, com umas asas delta.

A foto foi feita em Lo Jolla (leia-se La Róia) num ponto de salto chamado Torrey Pines Glideport. Tive que assinar umas 200 vezes um bocado de papéis pra ter autorização pra ir lá na frente fazer as fotos. Coisa de americano com medo de ser processado se eu sofresse algum acidente, rs. Antes disso conversei um pouco com o Billy Purden, instrutor do local, que me encaminhou pra obter a autorização. Se bem me lembro ele é o camarada que aparece diversas vezes no parapente amarelo.

Voo livre em 360º em La Jolla, California - EUA
Voo livre em 360º em La Jolla, California - EUA

Ficha Técnica:

Essa foto deu mais trabalho do que pensei que daria. Fotografar foi tranquilo, mas a combinação de exposições com objetos em movimento complicou um pouco e tive que pós editar todas as imagens em que deu “fantasma”. A montagem padrão foi bem tranquila, mas depois juntar mais 15 fotos pra colocar mais parapentes voando, mais o cachorro, mas a gaivota e sei lá mais o que deu um trabalho. Até por que o GIMP no Windows não parava de travar e umas 3 vezes perdi o que tinha feito. Depois de acabar limei o Windows do computador e voltei com o Ubuntu. Vou tentar botar FreeBSD também, mas esse notebook com essa BIOS com EFI está me tirando a paciência.

Abraços, Cartola.

2 comentários sobre “Torrey Pines Glideport, La Jolla, California, em foto 360º

  1. Caro Cartola você é mesmo um apaixonado por este forum, incrível como as pessoas visitam uma panorama assim, e se quer dispõe de um tempo para dizer um simples parabéns. Sei que você não publica suas pano esperando que as pessoas se derramem em elogios,mas reconhecimento por seus esforços para manter ativo este forum é o minimo que se pode esperar dos nossos foristas.

    • Valeu Tadeu,
      obrigado pelo apoio sempre! Realmente não fico esperando respostas e participação, mas claro que gosto quando ocorrem e isso serve pra perceber se está sendo útil pra alguma coisa. O fórum foi criado inspirado no fórum francês http://www.panophoto.org/forums/, que tem 1273 membros e mais de 181.000 mensagens. Quem sabe um dia chegamos lá! 🙂 Isso na verdade vai ser bem difícil provavelmente, até por conta das diferenças entre os países de língua portuguesa e francesa. Penso que é um reflexo do volume de negócios entre economias diferentes. Não que necessariamente uma seja melhor que a outra, mas certamente as economias francesa, inglesa e americana são maiores que as nossas.

      Viu um post recente que perguntava se alguém vende tours virtuais? Pois é, eu sei que vendem, mas realmente é bem pouca gente se comparar com o número de fotógrafos existente e se comparar com o número de fotógrafos que vendem nessas economias maiores.

      Serve pra refletir.

      Grande abraço!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: