Lagoa do Cauípe em Cumbuco, Fortaleza, em 360º

“a dois passos do paraíso” – esse trecho da música da Blitz bem que fica na cabeça quando a gente chega em lugares como esse. Lagoa de água doce, a 7km de Cumbuco, uma pequena e pacata cidade do Ceará, na direção do porto do Pecém, bem pertinho de Fortaleza. Terra de ventos fortes, hoje em dia o Ceará traz ainda o kite surf como parte marcante da paisagem de várias de suas praias. Quando estive lá no início dos anos 2000 não se viam eles, mas hoje é mais fácil ver um kite do que as tradicionais turbinas eólicas de que me lembrava como característica do lugar.

Na primeira vez que publiquei este artigo não sabia o nome da lagoa. Há três lagoas mais conhecidas na região de Cumbuco, a Lagoa do Banana, a Lagoa do Cauípe e a do Parnamirim. Pelo facebook consegui a ajuda do pessoal do Info Cumbuco – um guia da região, que a identificou como a Lagoa do Cauípe. Valeu pessoal!

No mais deliciem-se com essa foto panorâmica imersiva, com aquele gostinho de “talvez eu fique, eu fique por lá”, como já dizia Evandro Mesquita, vocalista da Blitz.

Lagoa em Cumbuco em 360 graus
Lagoa do Cauípe, próximo à Cumbuco em 360º
Little Planet de Lagoa em Cumbuco, Ceará
Versão “Little Planet” ou Mini Mundo da Lagoa

Ficha Técnica:

Na viagem que fiz ao Ceará há mais de 10 anos atrás já tive o problema de estragar uma filmadora 8mm da Sony por conta dos ventos carregados de maresia e areia, sempre presentes em todos os lugares que se visita. Dessa vez deixei a DSLR no hotel e na imensa maioria dos lugares estava munido apenas da pequena GoPro, com a qual fiz essa panorâmica e várias outras.

  • Câmera: Gopro Hero 3
  • Tripé: nenhum, segurando a câmera na mão
  • Giro: 8 paradas tentando girar 45 graus na horizontal com a câmera um pouco para baixo + 4 foto para cima (zenith)
  • Fotos: 14 JPG’s com 12megapixels em cada tomada
  • Imagem final: 11000×5500 pixels = 60 megapixels
  • Softwares utilizados: Hugin, GIMP, Deval VR playerImageMagick, krpano tools
  • Plugin: krpano viewer

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: