Receita rápida para fotografia 360 aérea

Oi pessoal,

neste artigo vou compartilhar com vocês meu fluxo de trabalho para fazer uma foto panorâmica aérea da esfera visual completa (também conhecida como foto 360×180º) usando meu quadcóptero, um DJI Phantom, com uma câmera gopro.

Eu não tenho uma gimbal. Até o momento tenho usado a caixa estanque da própria gopro fixada com o suporte que veio com o Phantom.

Uma foto panorâmica da esfera visual completa pode ser algo complexo de fazer, principalmente para quem nunca fez uma, então, se esse é seu caso, um bom conselho seria tentar fazer uma fotografada com algo mais estável que um quadcóptero. E não deixe de dar uma olhada nas referências da página “Como Fazer“. Para uma visão geral recomendo a leitura desse artigo na revista Libre Office Magazine (a partir da página 48), ou esse em inglês mais completo um pouco. Veja ainda essa documentação mais completa.

Sem girar a câmera usando o eixo que passa pelo ponto sem erro de perspectiva (NPP – no parallax point) vão ocorrer muitos erros de junção das imagens. Veja aqui um equipamento que pode minimizar esse problema. Mesmo sem ele, se você conseguir fazer um suporte para colocar a câmera na vertical já vai ajudar, pois precisará de apenas uma linha de fotos para cobrir do horizonte para baixo. Veja aqui o suporte que fiz para usar a gopro na vertical.

Finalmente o meu fluxo de trabalho:

  1. Primeiro coloco a câmera olhando aproximadamente 45º para baixo
  2. Configuro ela para tirar uma foto a cada 2s (modo timelapse) – isso vai gerar um monte de fotos inúteis, mas tudo bem
  3. Voo até o ponto desejado e conto uns 3s, garantindo pelo menos uma foto ali
  4. Rodo o veículo uns 45º e conto 3s novamente, repetindo isso até fazer a linha horizontal de fotos
  5. Desço o veículo e coloco a câmera mais pra cima, se necessário (com ela na vertical não seria preciso)
  6. Levanto voo novamente para fazer mais uma linha de fotos da mesma maneira
    • Se o ponto de parada for alto o suficiente e/ou a câmera estiver na vertical a segunda linha de fotos pode não ser necessária
    • Evite ao máximo a segunda subida, pois o ponto de parada provavelmente será bem diferente do primeiro e a edição final será bem mais trabalhosa
  7. Depois de tudo aponto a câmera para cima para fazer uma foto do céu a partir do solo mesmo (isso poderia ter sido feito também no início, antes da primeira subida)

Aqui alguns exemplos feitos com esses passos:

Observações:

  • Esse tipo de fotografia pode gerar muitos erros de perspectiva e normalmente haverá necessidade de removê-los usando um editor de imagens avançado como o GIMP ou outro. Normalmente vai precisar de funcionalidades como clone, restauração, diferentes tipos de seleção, copiar/colar/rodar/mover/enevoar seleção, camadas e possivelmente mais algumas ferramentas. Veja aqui alguns vídeos com dicas de como remover erros de perspectiva.
  • Como a gopro não tem exposição manual, podem surgir também diferenças marcantes de cor e tom entre imagens adjacentes. Isso pode ser tratado no software que costura as imagens, mas também pode ser mais uma tarefa para um editor avançado de imagens. Seleção com bordas enevoadas é uma funcionalidade chave para tratar isso, como pode ser visto nesse vídeo tutorial.

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: