Tijuca Vista do Telhado em Panorâmica 360°

Colinas verdejantes pouco visíveis pelos pedestres e um céu azul de dar inveja. Essa é uma visão privilegiada da Tijuca, pertinho da Usina e da Muda. Estamos no final da Avenida Maracanã, ao lado da Praça Xavier de Brito, conhecida como a “Praça dos Cabritos”.

A Tijuca é um bairro imenso que em 1862 passou a ter transporte movido a vapor e em 1898 foi criada a segunda linha férrea movida a eletricidade na cidade: a estrada de Ferro da Tijuca. A primeira foi a linha Largo da Carioca – Largo do Machado, operada pela Botanical Garden Rail Road Company. A eletricidade que movia estes bondes era gerada em uma usina termelétrica localizada na Tijuca. Dessa usina teve origem o nome “Usina” para a parte do bairro situada no alto, próximo à serra.

Se você tiver a curiosidade de pesquisar o bairro “Usina” no código de endereçamento postal, o CEP dos correios, certamente não vai encontrar. Assim como também não vai mais encontrar “Muda”. As duas passaram a ser Tijuca, mas ainda encontram-se nas placas de destino dos ônibus da cidade e são comumente assim referidas pelos cariocas.

Antes da Usina fornecer eletricidade os bondes eram movidos por tração animal. Contam alguns que o local conhecido como “Muda” é justamente o local onde se fazia a troca dos animais para enfrentar a longa subida que viria mais à frente, até chegar ao Alto da Boa Vista.

Créditos

Música: Simone Lial – “Beijo na Boca”

Fotos do álbum: João Henrique Schmidt de Carvalho

Tijuca Vista do Telhado
Tijuca Vista do Telhado

Ficha técnica:

Abraços, Cartola.

7 comentários sobre “Tijuca Vista do Telhado em Panorâmica 360°

  1. É genial. Dá pra ver aqui em casa. Sempre quis saber COMO se fazem essas fotos panorâmicas.
    Pensei que fosse de um helicóptero. Comprei uma 6 mm semana passada mas JAMAIS teria coragem de coloca-la num tripé em especial TÃO alto. Parabéns.

    • Oi Edu, de vez em quando dou palestra ou curso, muitas vezes gratuito, como no Gnugraf, que tem todo ano. Se quiser boto seu email na lista de divulgação, mas não tenho uma lista separada só pra isso, uso a mesma lista para divulgar novidades aqui do site e novas panorâmicas.

      Acho que se visse o equipamento de perto talvez tivesse mais segurança… ou não, rs.

      Abs, Cartola.

  2. Olá Cartola, tudo bem? graças a uma resposta a uma pergunta que aqui deixei tive uma grande evolução nas minhas panoramicas, e hoje tentando mexer no Krpano, tive uma surpresa, um resultado que faz com que a Pan vire um pequeno planeta, que a muito tempo buscava, se puder me ajudar, gostaria que indicasse algum link que me explique ou de uma luz de como fazer como você faz para a panoramica iniciar de um pequeno planeta até sua visualição normal como nas suas.

    Abraço,

    Michel Silva de Almeida.

    • Oi Michel! Desculpe demorar pra responder, estou viajando de férias! Você pode se cadastrar lá no Panofórum pra ver se alguém pode te ajudar de imediato. Pode também tentar baixar os XMLs dos meus panoramas pra ver como fiz as coisas. Voltando de férias posso te passar passo-a-passo o que precisar, de preferência lá pelo Panofórum, onde a resposta pode ajudar outras pessoas também.

      Um abraço!

  3. Sou tijucana de nascimento,de coração ,de devoção.Qual outro bairro te dá a possibilidade de tamanha identidade ???Só a Tijuca! Já ouviu alguém dizer que é Copacabanense? ipanemense?
    Grajauense ? Madureirense ?Pois é ! Quem nasce aqui pode dizer: Sou carioca da Tijuca.Sou tijucano sim senhor !!! Voltei para a Tijuca há pouco tempo,mas o meu amor pela Tijuca é eterno. ‘Eu voltei agora é prá ficar,pois aqui, aqui é meu lugar, eu voltei prás coisas que eu deixei, eu voltei”. Amei seu trabalho. PARABÉNS!!! Abração tijucano.

    • Oi Glória, obrigado pelo seu depoimento. Também me considero Tijucano, embora não more mais na Tijuca. Morei lá por 25 anos e ainda tenho parentes por lá. Sempre que passo me sinto em casa. Se conhecer algum telhado com uma boa vista pra oferecer subo lá e faço mais uma foto tijucana 🙂

      Grande abraço, Cartola!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: