Igreja da Candelária em 360°

A igreja de Nossa Senhora da Candelária fica no Centro do Rio de Janeiro, próxima a outros pontos de grande interesse turístico da cidade, como o CCBB a 200m, a Casa França Brasil a 300m, a Praça XV e outros. Fica mais precisamente na praça Pio X, no cruzamento entre a Av. Presidente Vargas e a Av. Rio Branco.

Uma história semilendária conta que “nos princípios do século XVII, uma tempestade quase teria feito naufragar um navio chamado Candelária, no qual viajavam os espanhóis Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves. O casal teria feito a promessa de edificar uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Candelária se escapassem com vida. A nau, finalmente, teria aportado no Rio de Janeiro e o casal teria mandado construir uma pequena ermida no local da atual igreja da Candelária em 1609.” – fonte: Wikipedia.

A igrejinha paroquial foi reformada em 1710 e sua ampliação inaugurada em 1811, com as obras ainda incompletas e apenas uma nave. Várias alterações foram ainda realizadas até a conclusão final da cúpula em 1877. Em 1878 começou o projeto de decoração do interior. Em 1901 foram instaladas as portas de bronze. Enfim, parece que a igreja teve modificações por séculos.

A visita de fato impressiona e nada melhor que uma panorâmica 360° para mostrar a suntuosidade do local. Os fantasmas ficam por conta da passagem das pessoas e da necessidade de exposições longas para uma boa foto. Espero que apreciem.

Panorama Imersivo da Igreja de Nossa Senhora da Candelaria
Panorâmica Imersiva da Igreja de Nossa Senhora da Candelaria

Antes da panorâmica pude fazer também uma HDR externa e outras fotos pela redondeza que podem ser vistas aqui.

HDR Candelária Externa
HDR Candelária Externa

Ficha técnica:

Repeti o adaptador que serviu de base do mastro na foto sobre o Trio no carnaval. Nada além de uma barra de alumínio na qual eu pisava para manter o mastro de pé. Levantei o mastro apenas a meia altura. Desta vez não teve o balanço do trio pra dificultar a foto, mas ainda assim o mastro não é tão estável a ponto de não haver erros de parallax.

Propositadamente me coloquei sobre uma parte asfaltada e sem linhas, facilitando a remoção da imagem do mastro e minha editando a projeção nadir da foto e recompondo o panorama depois.

Foto HDR

  • Combinação de 3 exposições tiradas sem tripé com AEB
  • Software utilizado: Luminance HDR

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: