Acompanhe:

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes.”

Frase de Cora Coralina

Oi pessoal!

Essas duas fotos foram feitas durante a feira do livro na escola CSA, do Rio de Janeiro. Muito importante o incentivo escolar à leitura em tempos de informações tão volumosas e descartáveis como a era em que vivemos.

Feira do Livro em Panorâmica Imersiva 360º

Consegue achar algum conhecido?

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Prezados,

estão abertas as inscrições para o curso de Fotografia Panorâmica Imersiva a ser ministrado no Rio de Janeiro nos dias 03 e 04 de maio de 2014.

Mais informações no site de divulgação do curso.

EDX_publicidade-fotografia-2014

O curso

Objetivo

Ao final do curso espera-se que o aluno entenda o que é a fotografia panorâmica imersiva e suas possibilidades e que saiba fotografar, montar e publicar uma foto deste tipo.

Público-alvo

Fotógrafos e entusiastas da fotografia, analistas de sistemas, designers, web-designers

Pré-requisitos

Máquina fotográfica (opcional) Conceitos básicos de fotografia:

  • abertura
  • campo focal
  • distância focal
  • exposição

Conceitos básicos de computação:

  • o que é um arquivo
  • uso do mouse
  • ambiente baseado em janelas
  • navegação na internet

O que o curso não aborda

  • Os itens listados como pré-requisitos
  • Criação de sites e design para web
  • Programação para personalização da publicação (krpano, salado player, etc)
  • Tratamento avançado de imagens

Conteúdo Programático

O processo é dividido em 5 partes e o curso se divide em 4 partes, correspondentes aos turnos da manhã e tarde dos dois dias programados.

Primeira parte

  • Introdução à Fotografia Panorâmica Imersiva
    uma rápida visão do que é fotografia panorâmica, suas nuances e possibilidades através de exemplos. Montagem rapida de uma panorâmica pelo instrutor, dando uma visão do processo e despertando o interesse dos alunos.
  • Equipamentos disponíveis
    Já tendo visto a montagem de uma foto completa os alunos veem outros equipamentos, seus diferentes propósitos, variantes e efeito na fotografia final.
  • Montagem de uma panorâmica simples
    Alunos fotografam com seus equipamentos ou assistem. Em seguida promove-se um primeiro contato prático com a ferramenta Hugin.

Segunda parte

Fotografia Panorâmica Imersiva em Detalhe: as 5 etapas do processo
Etapa 1: Fotografia

Prática com exposição de conceitos ao longo da execução:

  • ponto sem erro de perspectiva
  • enquadramento angular
  • escolha do melhor ponto
  • inclinação do eixo
  • sobreposição
  • redundância de fotos
  • dicas e truques práticos

Etapa 2: Tratamento de imagens

Apresentação teórica e demonstrações pelo instrutor de ferramentas gratuitas disponíveis para todas as etapas do tratamento de imagens.

Terceira parte

Etapa 3: Costura das imagens

Montagem prática de uma foto da esfera visual completa com o Hugin

  • montagem automática
  • montagem manual
  • uso de templates
  • conceitos importantes: pontos de controle, otimização, máscaras, …

Quarta parte

Etapa 4: Ajustes / Pós edição

Edição na prática da imagem final costurada com o GIMP para acerto de possíveis defeitos e imperfeições.
Etapa 5: Publicação e impressão

Etapa prática publicando a panorâmica num site já existente e demonstração de como publicar em seu próprio site com o krpano. Criação na prática de projeções mais adequadas à impressão, como little planet e cilíndrica.

Deixe seu comentário, Escrito em 17/04/2014 Agenda

Oi pessoal,

indo à França com crianças, um programa interessante é a loja que tem o Playmobil Fun Park. As crianças adoraram e, embora seja relativamente pequeno, passamos algumas horas ali. Pros pais realmente não tem muito o que fazer, mas nos arredores tem algumas lojas que podem servir pra quem gosta de compras. Sem muito o que fazer, fui fazer minhas fotos, claro.

Um bom site com mais detalhes do lugar pra quem realmente quer dicas de viagem é o viajando com pimpolhos, que tem uma página sobre o parque. Minha proposta aqui é mais fotográfica do que exaurir as dicas do lugar ;)

Playmobil FunPark - França

Playmobil FunPark – França – 360º

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Oi pessoal,

essa panorâmica não mostra nem um pouquinho da beleza e história desse lugar. Acho que vai ser mais legal pra quem já esteve por lá. Sem dúvida era um local que merecia um tour virtual, e talvez exista, mas também é um lugar de onde queremos levar nossas lembranças, então não pude deixar de fazer minha pequena panorâmica. Na verdade essa é uma de quatro que fotografei no local. Nada mais natural do que começar pela entrada. Provavelmente um tour virtual do Palácio de Versalhes teria que ter algumas centenas de fotos panorâmicas pra conseguir mostrar tudo de lá. O lugar é simplesmente gigantesco. Provavelmente impossível de ser visitado num único dia. É impressionante a ostentação do lugar, o tamanho dos jardins e incrível imaginar que isso era a casa da monarquia. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. Saiba mais na página da Wikipédia sobre o Palácio.

Confesso que não procurei exaustivamente, mas não achei no site oficial do Palácio de Versalhes um tour virtual do local. Há, contudo, muito material para conhecer o lugar. Infelizmente nada em português, só em francês, inglês e outras línguas. Achei nesse outro site alguns panoramas bem feitos do local, principalmente internos e eu só fiz externos, então mesmo que tenha a expectativa de ver meus próximos 3 quando eu os montar, pode ver esses.

Entrada Versailles 360º

Entrada Versalhes 360º. Onde está o Wally?

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

“Eu sou surfista do Lago Paranoá” – Natiruts

Essa é mais uma de quando estive em Brasília em agosto de 2013 para o CONSEGI – Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico. Um amigo do Panoforum, que assistiu o curso que ministrei no CONSEGI, me levou pra um passei no Lago Paranoá. Esse pequeno cais da foto fica no Pontão do Lago Sul, um local que é muito usado por fotógrafos pra fotografar ensaios de casamento e outros. Pudemos presenciar várias noivas ali fotografando e até pediram pra tirar foto no barco do colega. O pôr do sol colaborou, nos presenteando com raios por entre as nuvens, deixando o céu com um aspecto maravilhoso.

Pontão do Lago Sul - Paranoá - Brasília

Pontão do Lago Sul em 360º

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Ah Paris… cidade luz, cidade do Louvre, da Torre Eiffel, do Arco do Triunfo, o lugar mais romântico do mundo! Ok, pode ser que o mais romântico seja Veneza, mas enfim, rs…

Um dos principais cartões postais da cidade, a Torre Eiffel é uma belíssima obra de engenharia de 1889 e uma das estruturas mais reconhecidas do mundo! Sabia disso? Não é a toa que se formam filas homéricas na sua base. Ela é o monumento pago mais visitado do mundo segundo sua página na Wikipédia.

Outra curiosidade: em muitas fotos ela parece preta, chumbo ou coisa assim. Não sei se eles mudam a cor de vez em quando, mas quando estive lá ela era Marrom! Confira!

Torre Eiffel 360º

Torre Eiffel 360º

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Oi pessoal,

essa é do ano passado, mais precisamente de julho de 2013, quando estive no FISL 14 (Fórum Internacional do Software Livre). Uma das coisas que mais chamou a atenção dos presentes no meio dos stands de exposição foi uma bobina Tesla gigante! E o mais interessante é que ela canta! Sim, a galera ligou ela num computador e controlou as descargas elétricas pra que ela tocasse músicas!!! De dentro da Gaiola de Faraday ouvimos Sweet Child o’ Mine do Guns ‘n Roses e o Hino Nacional, dentre outras melodias. O evento é um congresso internacional de software livre e afins. Pessoas do mundo inteiro participam anualmente e ele já está em sua 15ª edição em 2014. Pros interessados ainda dá tempo, pois ele ocorrerá agora em maio/2014.

No panorama abaixo você poderá ver um trecho dele com o vídeo se estiver acessando de um dispositivo com FLASH. Infelizmente não consegui ainda habilitar o mesmo vídeo em dispositivos com HTML5, notadamente os da Apple, como iPad, iPhone e outros.

Eu já tinha mostrado ela por fora em outro panorama por aqui, e também publiquei um pequeno vídeo dela na época do evento, com ela tocando o Hino Nacional.

Bobina Testa - dentro da gaiola em 360º

Bobina Testa – dentro da gaiola em 360º

Vídeo na Internet

Vídeo na Internet

Ficha Técnica:

O desafio aqui foi colocar o vídeo junto com a foto. E por enquanto falhei pros dispositivos Apple (iCoisas) por conta do formato diferente de vídeo que tem que ser usado pra eles. Provavelmente conseguiria se insistisse mais um pouco e imagino alguns caminhos pra tentar, mas as vezes dispendemos tanto tempo numa coisa que chega a hora de parar. Uma frase que resume bem isso é “o ótimo é inimigo do bom”. Se eu ficasse esperando conseguir isso tava arriscado a nunca publicar essa foto :) como alias já levou vários meses.

Abraços, Cartola.

Construído com WordPress. Tema de Eric Schwarz
Novidades (RSS) and Comentários (RSS).

Panoramas Imersivos

Fotos 360×180°