Ilha do Fundão em Panorâmica Esférica Aérea

Essa é uma foto de 2013. Fui ao local tentar fazer umas fotos num último dia livre de férias que tive na época. A foto não tem nenhuma beleza especial, mas é interessante, principalmente pra quem conhece a região ou os arredores. Tem muita coisa que dá pra avistar dali, talvez por conta de ser uma área menos montanhosa da cidade. Dali podemos ver o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Ponte Rio-Niterói, Baía de Guanabara, Convento da Penha, complexo de favelas da Maré, Teleférico do Alemão, Ponte do Saber, que liga a Ilha à Linha Vermelha, CENPES (Centro de Pesquisas da Petrobras), novo CENPES, prédios da UFRJ como o Centro de Tecnologia (CT), CCMN, Hospital Universitário, Aeroporto Internacional Tom Jobim e provavelmente mais um monte de coisas que não lembrei de mencionar aqui. Espero que gostem :)

inscreva-se

Aérea Ilha do Fundão 360°

Panorâmica Aérea na Ilha do Fundão 360°

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola!

Vista Panorâmica na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

De um apartamento vazio surge uma vista cheia de belezas nessa tradicional paisagem carioca. Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura dos pedalinhos, Parque da Catacumba, Corte do Cantagalo e dá pra ver até as Ilhas Cagarras no mar de Ipanema. Tudo, claro em 360°.

inscreva-se

Lagoa Rodrigo de Freitas em 360°

Lagoa Rodrigo de Freitas em 360°

Ficha Técnica:

Eu já queria fazer esse tipo de foto há muito tempo, desde que vi uma do mesmo tipo feita pelos russos do Airpano.com em Nova Iorque. Eles, porém, montaram uma engenhocaria mais complicada um pouco, fazendo a câmera girar em torno de um eixo vertical. Eu acho que fui mais prático e botei o mastro no eixo do tripé, que já é inclinável. Abaixo uma foto da montagem. Segui o princípio de que não é necessário nivelar o conjunto câmera+cabeça panorâmica. Desde que o giro seja feito corretamente em torno de um eixo sem erro de perspectiva (ou perto dele) a montagem é perfeitamente possível.

ok-496A6230Procurei amarrar com mais de uma corda e os pesos ficaram bem pesados. Arrumei duas anilhas de 5 kg, totalizando ali 10kg de contra-peso fora o peso do tripé e mastro que ficaram pra dentro da janela.

ok-496A6231Puxei uma corda até amarrar numa porta no corredor do apartamento.

ok-celularDepois estendi apenas a haste mais fina do mastro pra que a câmera fosse mais pra longe da fachada e as fotos foram disparadas automaticamente com o intervalômetro do Magic Lantern, programado pra fotografar 15x com um intervalo de 10s entre fotos começando 20s depois do semi-aperto do botão de disparo.

Abraços, Cartola.

Lago Nahuei Huapi entre Bariloche e Vila la Angostura

Estávamos lá, em algum ponto na pequena viagem de pouco mais de uma hora entre Bariloche e Vila la Angostura, na Argentina, em 2014. Depois de várias paisagens belíssimas resolvi finalmente dar uma parada e registrar o belo lago nessa cena pitoresca, dentre várias outras também muito bonitas que deixei passar.

inscreva-se

Lago Nahuei Huapi em 360x180°

Lago Nahuei Huapi em 360×180°

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Tour 360° na Fragata ARA Sarmiento e Puente de la Mujer em Puerto Madero, Buenos Aires – Argentina

Para um turista em Buenos Aires a região de Puerto Madero é passagem praticamente obrigatória. Além dos bons restaurantes e do local bastante aprazível fica ali uma antiga fragata, a ARA Presidente Sarmiento e a famosa Puente de la Mujer. A fragata data do fim do século XIX e hoje é um museu. Em seu interior pudemos constatar inclusive sua passagem pelo Brasil num antigo diário de bordo que conta sua visita ao Rio de Janeiro, como mostra a Foto 2 lá embaixo.

inscreva-se

Puerto Madero 360°

Tour Virtual de Puerto Madero em 360°

Passagem da fragata pelo Rio de Janeiro

Foto 2: Passagem da fragata pelo Rio de Janeiro

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Tour Virtual 360° em Carolina, Maranhão, 2011

Oi pessoal,

essa é uma “remasterização” de fotos que tirei em 2011 e terminei de publicar em 2012. Na verdade as fotos são as mesmas, o que foi remodelado foi o tour virtual. Esse é o primeiro teste que faço com a visita virtual compatível com dispositivos de Realidade Virtual, como o Google Cardboard, Óculos Rift e outros. Esses pequenos dispositivos vão te permitir uma experiência ainda mais imersiva. O que mais me chamou a atenção foi o Cardboard, pela sua extrema simplicidade. Ele não é nada além de uma caixa de papelão com um pequeno par de lentes que te permite olhar pro seu celular bem de pertinho. É possível comprá-lo pela Internet em diversos lugares tradicionais de compras de artigos chineses e de vendas entre pessoas físicas.

Pra adaptar a visita virtual ao dispositivo estou usando uma versão ainda experimental do krpano, o programa que uso para disponibilizar as fotos online. Infelizmente apenas uma pequena minoria terá acesso a esses brinquedos e alguns desses ainda podem não ter um celular compatível. Espero que alguns consigam experimentar essa sensação.

Carolina fica no interior do Maranhão, Nordeste do Brasil. As fotos foram feitas ali e em outros locais nos arredores. A Torre da Lua, por exemplo, já não é mais em Carolina, mas é comum se hospedar ali para subir o platô. Escolhi essas fotos por que são das mais visitadas aqui no blog até hoje. Fazendo uma busca por “Carolina” aqui no blog você encontra os artigos originais das fotos quando publicadas pela primeira vez e vai poder saber um pouco mais sobre a região ou como foram feitas as imagens.

inscreva-se

VR Tour Carolina Maranhao

VR Tour 360° Carolina Maranhão

Ficha Técnica:

Como comentei acima, usei aqui uma pré-release do krpano 1.19, o que espero que traga mais novidades do que problemas. A grande novidade é a funcionalidade de Realidade Virtual (VR) que aparece quando abrimos o tour num dispositivo móvel. Ao clicar em “Enter VR” a tela se dividirá em duas e poderemos calibrar as coisas antes de fechar a configuração para experimentar a RV. O que normalmente precisa ser ajustado é o IPD, que em geral precisa ser diminuído. No meu Samsung S3, por exemplo, botei 60 e num iPhone 5 botei 50.

Tela Configurações VR

O ajuste do IPD vai permitir que as imagens se encaixem bem ao olharmos pelo dispositivo. Experimente primeiro e se tiver que forçar a vista para que elas se encaixem então ajuste o valor.

Abraços, Cartola.

Tour Virtual 360° no Palácio de Versalhes – França – Jul/2012

Oi pessoal,

essas são fotos mais antigas, tiradas em 2012 e que publico apenas agora em 2015. Na verdade a foto da entrada já foi publicada antes, mas merecia estar junto às outras. Infelizmente nessa época eu só sabia fazer panorâmicas 360° usando um tripé, o que não era permitido nas áreas do castelo. Não obstante, é possível admirar as imensas áreas abertas nas gigantescas áreas de jardins dessa que já foi a residência da monarquia francesa. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de jardins. Saiba mais na página da Wikipédia sobre o Palácio ou no próprio site oficial.

Inscreva-se

Tour Virtual em Versalhes

Tour Virtual em Versalhes

Ficha Técnica:

Apenas na foto da entrada foi usado tripé, as demais foram feitas na mão mesmo.

Abraços, Cartola.

Patinação no gelo em 360° no Bryant Park – NY

O Bryant Park é uma praça em Nova York, EUA, que, como várias outras da cidade, é mantida através de uma organização sem fins lucrativos. O local é bem agradável e possui atrações o ano todo. Nos meses menos frios o carrossel pode ser uma boa pedida, mas quando passei por lá o que estava “pegando fogo” era o ringue de patinação. Tinha também uma feira ao redor com os mais diversos itens, desde acessórios para o inverno, como luvas, gorros e cachecóis, bem providenciais, por sinal, até enfeites natalinos para casa passando pelos mais diversos artesanatos.

Quem possui patins não paga nada e quem aluga pode ficar o tempo que quiser por um preço bem razoável. O site oficial costuma ter todas as informações necessárias, que podem por ventura mudar, não sei, então preferi não especificar muito por aqui. No momento em que escrevi esse artigo, por exemplo, a programação já não era mais do inverno e contava com atividades como xadrez, gamão, ping-pongue, carrossel e outras. Você pode até programar sua festa por lá :)

Patinação 360° no Bryant Park - NY

Patinação 360° no Bryant Park – NY

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola